Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Suporte analógico e suporte digital na expressão gráfica: Contributos de uma investigação em Educação Pré-Escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
AFIRSE_RM_HG_CP_2023.pdf791.77 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Cada vez mais as Tecnologias de Informação e Comunicação estão presentes na vida das crianças, sendo importante compreender como estas ferramentas podem promover competências expressivas e grafo-motoras, para além de proporcionarem experiências lúdicas e prazerosas. Desta forma, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico elaborou-se um relatório de estágio que decorre da apresentação e reflexão sobre a Prática Supervisionada na Educação Pré-Escolar (PSEPE). Fez parte integrante desse relatório uma investigação-ação relativa ao desenho infantil em suporte digital e analógico, desenvolvida com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Como referido, a metodologia de suporte à realização do estudo foi a investigação-ação, tratando-se de um estudo de cariz qualitativo, sendo usadas como técnicas de recolha de dados a observação participante, as notas de campo, fotografias, entrevistas semiestruturas à orientadora cooperante e às restantes educadoras de apoio e inquéritos por questionário aos encarregados de educação.
Résumé: Les technologies de l'information et de la communication sont de plus en plus présentes dans la vie des enfants et il est important de comprendre comment ces outils peuvent favoriser les compétences expressives et graphomotrices, en plus de fournir des expériences ludiques et agréables. Ainsi, dans le cadre de la maîtrise en éducation préscolaire et enseignement du premier cycle de l'éducation de base, un rapport de stage a été élaboré qui découle de la présentation et de la réflexion sur la pratique supervisée en éducation préscolaire (PSEPE). Une partie intégrante de ce rapport était une recherche-action sur le dessin d'enfant sur support numérique et analogique, développée avec des enfants âgés de 3 à 6 ans. Comme mentionné, la méthodologie utilisée pour soutenir l'étude était la recherche-action, étant une étude qualitative, utilisant l'observation des participants, des notes de terrain, des photographies, des entretiens semi-structurés avec le superviseur comme techniques de collecte de données. Coopérateur et autres éducateurs de soutien et enquêtes par questionnaire aux gardiens.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Expressão Gráfica Suporte digital e analógico Competências expressivas e grafo-motoras L'éducation préscolaire Expression graphique Prise en charge numérique et analogique Compétences expressives et graphomotrices

Pedagogical Context

Citation

MARTINS, Rita ; GIL, Henrique ; PEREIRA Cristina (2023). Suporte analógico e suporte digital na expressão gráfica: Contributos de uma investigação em Educação Pré-Escolar. In Atas do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 173-183). ISBN: 978-989-8272-44-7. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue