Browsing by Author "Matos, Carina Helena Martins de"
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- Desenvolvimento do pensamento computacional no 1.º CEB : uma investigação na prática de ensino supervisionadaPublication . Matos, Carina Helena Martins de; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Silveira, Paulo Alexandre Anselmo Lopes daNo ambito do Mestrado em Educação Pré -Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi elaborado o presente relato rio de estágio, que documenta as práticas pedagógicas realizadas em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório inclui ainda um projeto de investigação intitulado "Desenvolvimento do Pensamento Computacional no 1.º CEB". Este estudo centra-se na seguinte questão-problema: "Qual o impacto da PES no desenvolvimento do pensamento computacional nos alunos do 1º CEB, com recurso a plataforma «Code.org»?”. Atendendo ao contexto educativo atual, é fundamental desenvolver, desde os primeiros anos de escolaridade, as competências associadas ao pensamento computacional. Estas competências promovem a capacidade de resolução de problemas de forma lógica e sistemática, além de fomentar a criatividade e o pensamento crítico. Ao desenvolver tais competências, os alunos estarão mais bem preparados para se tornarem cidadãos proficientes, capazes de enfrentar e adaptar-se aos desafios e oportunidades proporcionados pela crescente digitalização da sociedade. A plataforma educativa «Code.org» mostra-se potencialmente eficaz na concretização deste objetivo, reforçando a importância da adoção de estratégias pedagógicas que respondam às exigências da era digital. A metodologia adotada para esta investigação foi de natureza mista, combinando os me todos de pesquisa qualitativa e quantitativa, no âmbito da investigação-ação. Esta abordagem permitiu uma intervenção direta e reflexiva no contexto educativo, integrando as competências de pensamento computacional nos diferentes conteúdos programa ticos durante a pra tica pedagógica. As competências foram consolidadas através da participação em atividades na plataforma «Code.org». A investigação-ação revelou-se adequada para a adaptação e melhoria continua das estratégias pedagógicas. Foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, tais como o Teste de Pensamento Computacional de Marcos Gonzalez (2016), os inquéritos aplicados aos alunos, a entrevista semiestruturada à Orientadora Cooperante e o “focús group” com professoras do 1.º CEB, além da observação participante da qual resultaram as notas de campo. A analise dos dados recolhidos e a sua correlação e triangulação, apontam que a utilização da plataforma «Code.org», aliada a pra tica pedagógica adotada durante a PES 1.º CEB, teve um impacto positivo e significativo no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos. Os alunos melhoraram em competências como a abstração, a decomposição, a repetição, a analise/definição de algoritmos, a sequenciação e o reconhecimento de padrões. Alem disso, foram observadas melhorias em competências transversais, tais como a criatividade, a capacidade de resolução de problemas, o trabalho em equipa e a motivação para a aprendizagem. Conclui-se, assim, que a integração do pensamento computacional na PES, suportada por plataformas digitais como o «Code.org», beneficia o desenvolvimento das competências dos alunos e, consequentemente, o seu pensamento computacional.
