Browsing by Author "Menezes, Helena"
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- O CD-ROM "Vamos fazer jornais escolares " : um contributo para a inserção da literacia dos media e das TIC nos currículosPublication . Tomé, Vítor; Miranda, Guilhermina; Menezes, Helena; Ponte, C.Este texto apresenta uma investigação realizada em Portugal, cujos resultados apontam para o facto da produção de jornais escolares, por alunos do 2º e 3º Ciclo, contribuir para desenvolver a Literacia dos Media e a Educação para a Cidadania, bem como para promover a utilização da Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula.
- Choose electronic materials for teaching and learning : some criteria to design web pagesPublication . Gil, Henrique; Menezes, HelenaThe increase of Web pages (school Web pages mainly) is considered as a positive factor in the Portuguese educational system. However many of these pages were developed chaotically, i. e. there were no criteria. Due to this situation, in spite of the increase of the number of sites the quality did not improve and a result is frustration among the users because their Web searches do not match their expectations. The present paper tries to show some results of recent research related to criteria that must be kept in mind when designing a Web page with quality.
- Citizenship and media education : two strongly related concepts in the digital media agePublication . Tomé, Vítor; Menezes, Helena; Miranda, GuilherminaThe omnipresent media messages have positive and negative effects on the perceptions citizens have on the world and on the social integration of others. That is why it is necessary to educate to the media consumption, so that citizens can benefit from the positive effects avoiding the negative ones. Being literate implies to be trained to be a critical consumer and a reflexive producer of media messages. Citizens that do not develop those competencies are at risk of becoming info-excluded and progressively socio-excluded. Media Education is therefore essential to Citizenship Education. This paper presents a research conducted with pupils, aged from 11 to 16, that aimed to contribute to the development of competencies at reception and production level of media messages for school newspapers. It also presents the project of Media Literacy/Citizenship Education to be developed in Castelo Branco region, Portugal, from 2007 till 2010.
- Contribuição para o conhecimento do perfil informacional do estudante do ensino superiorPublication . Rodrigues, M.E.P.; Vaz, Francisco; Menezes, HelenaO presente estudo pretende contribuir para a identificação das competências informacionais do estudante à entrada do ensino superior, no caso Ensino Superior Politécnico.
- Contribuição para o conhecimento do perfil informacional do estudante do ensino superiorPublication . Rodrigues, M.E.P.; Vaz, Francisco; Menezes, HelenaTendo como objetivo contribuir para o conhecimento do perfil informacional do estudante, à entrada no ensino superior, foi realizado o presente estudo. Este, um estudo de caso, efetuado no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) foi realizado mediante a aplicação de um inquérito por questionário, distribuído aos estudantes que ingressaram, no ano letivo 2010/2011, nos cursos de formação inicial (licenciatura) do IPCB, independentemente da forma de acesso ao ensino superior. Os dados foram tratados estatisticamente com recursos ao programa SPSS.De entre os resultados obtidos destacam-se os seguintes: a maioria dos estudantes pertence ao sexo feminino, reconhece a biblioteca enquanto tal, frequentou ao longo do seu percurso escolar a biblioteca escolar e/ou municipal, de um modo geral possui computador portátil, é utilizador assíduo das redes sociais, sobretudo H5 e Facebook, utiliza a Internet para realização dos seus trabalhos escolares, realiza pesquisas recorrendo ao Google e à Wikipédia, acredita não ter necessidade de formação para utilizar bem a biblioteca e refere o acesso à Internet como o serviço mais apreciado. O conhecimento obtido poderá contribuir para melhorar as competências em literacia da informação dos estudantes, através da lecionação de formação adequada; permitirá melhorar a gestão em termos de política de aquisições, organização da informação e seleção de conteúdos; considerando os resultados relativamente à utilização das redes sociais, estas poderão funcionar como ferramenta de comunicação privilegiada entre estes utilizadores e a biblioteca. Em suma poderá contribuir para melhorar, de forma substancial, o nível de utilização da biblioteca por parte dos utilizadores.
- O desafio da utilização das tecnologias de informação e comunicação no sistema educativo portuguêsPublication . Gil, Henrique; Menezes, Helena; Belém, JoãoO uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema educativo português não é obrigatório e apesar de vários projectos que tiveram como objectivos primordiais a introdução dos computadores no sistema educativo o seu não parece ser generalizado. Há, contudo, professores que os estão a introduzir nas suas práticas docentes. O uso dos computadores e mais concretamente quais os professores que aceitaram o desafio da sua introdução no sistema educativo português são o tema principal desta investigação. Esta comunicação apresenta uma análise a questionários feitos a 450 professores (150 de Ciências, 150 de Língua Estrangeira e 150 de Matemática) em 35 escolas do distrito de castelo Branco. A informação recolhida inclui dados pessoais, formação inicial e contínua e conhecimento e uso de computadores no ensino bem como as atitudes face ao uso generalizado dos computadores e em particular na educação. Tenta também analisar se professores de grupos disciplinares diferentes apresentam atitudes diferentes face ao tema.
- Foreign language competence in companies – a surveyPublication . Silva, Isabel Figueiredo; Menezes, Helena; Silva, Isabel Oliveira; Gonçalves, TeresaThe project Communicating in Multilingual Contexts meets the Enterprises will provide a virtual learning environment offering language learning materials in six different languages thus opening up opportunities for better trained, and thus more competitive, future and in-service employees. A needs analysis survey of foreign language competences in companies was carried out in order to identify the key language competences commonly required by different sectors of the labour market and design relevant language materials. This paper presents data collected in the Castelo Branco region of Portugal.
- A formação de professores pela internet/páginas web: que critérios e qual a sua qualidade pedagógica?Publication . Gil, Henrique; Menezes, HelenaO aumento de páginas na Internet (especialmente páginas de escolas) é considerado como um indicador positivo no contexto do sistema educativo português. No entanto, muitas destas páginas (na sua grande maioria) foram criadas de uma forma mais ou menos caótica. Ou seja, não existe um padrão ou um sistema de critérios/categorias que possam conferir um maior rigor. Devido a esta situação, apesar da crescente quantidade não se tem vislumbrado um concomitante aumento na sua qualidade. Como resultado final verifica-se uma certa frustração nos utilizadores da Internet (Internautas) porque na maioria das vezes as suas pesquisas ficam muito aquém dos seus objectivos. A presente comunicação pretende discutir e reflectir a possibilidade da Internet/Páginas Web poderem servir como suporte para a formação de professores. Neste sentido, serão apresentados alguns resultados e propostas de investigações recentes relacionados com os principais critérios/categorias que deverão ser tidas em consideração para que se possa criar uma página Web com um certo padrão de qualidade.
- Formar cidadãos na era dos mediaPublication . Tomé, Vítor; Menezes, Helena; Miranda, GuilherminaNo século XXI ser literato implica estar formado para ser consumidor crítico e produtor reflexivo de mensagens media. Todos os que não desenvolverem estas competências podem devir info-excluídos e/ou socio-excluídos. A Educação para os Media é por isso uma parte fundamental da Educação para a Cidadania. Esta comunicação apresenta um projecto aprovado pela Fundação Portuguesa para a Ciência e a Tecnologia, de Portugal, sobre a Educação para os Media na região de Castelo Branco, região fronteiriça, interior e desfavorecida de Portugal. O seu objectivo é contribuir para o desenvolvimento de competências a nível da recepção e da produção de mensagens media, pelos jovens do 2º e 3º Ciclos, tendo como base jornais escolares em formato papel e online. Apresenta ainda o CD-Rom “Vamos fazer jornais escolares”, uma aplicação multimédia utilizada pelos alunos nas aulas em que produziram mensagens media para o jornal escolar.
- ICT and teacher education : the portuguese examplePublication . Gil, Henrique; Menezes, HelenaInformation and Communication Technologies (ICTs) are being use worldwide in every sector of society, however schools have not been permeated with them satisfactory. In Portugal, as in the rest in the world, several Projects have tried to introduce ICTs in schools in general and in classroom in particular. Teacher Training is therefore an important component. The research we have done focused in the Initial Teacher Training Institutions (Schools of Education – ESE) in Portugal that offers ICT in their curriculum as integrant part of teacher training. We gave an overview of the aims, contents, methodologies and evaluation of ICT subject in each School of Education.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »