Browsing by Author "Merino, Eugenio Diaz"
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- Endobranding como resultado da gestão de pessoas e de designPublication . Gomez, Luiz Ribas; Merino, Eugenio Diaz; Silva Júnior, José Elias daEstudos sobre branding mostram que as marcas devem ser criadas de dentro para fora, isto é, do ambiente organizacional interno para o mercado. Da fundação da organização, criação de filosofia, valores, missão e visão ao alcance à expansão de mercados e consolidação da marca, seus colaboradores determinam a qualidade na oferta de produtos e serviços e a entrega ou não da chamada promessa da marca. Este argo objeva discur o termo endobranding (gestão interna de marcas), como resultante da interação entre as áreas de gestão de pessoas e gestão de design. A gestão de pessoas, por administrar o capital intelectual da empresa e corresponder ao canal de ligação entre organização e colaboradores. A gestão de design, por fomentar a cultura de projeto, inovação e lidar com fatores simbólicos, além de responder pelo valor percebido da marca, junto a todos os seus públicos de interesse. O estudo se uliza de pesquisa qualitava, bibliográfica e aplicada, dividida em três fases: na primeira, faz análises diacrônica e sincrônica sobre gestão de pessoas, gestão de design e branding. Na segunda fase, realiza revisão e críca literária para a definição conceitual destas áeras. Na terceira fase, exibe os resultados. Dentre estes, endobranding se apresenta como auxílio à reputação corporava, diminuindo a distância entre a verdadeira idendade da organização e como ele pode ser percebida por seus clientes. Além disto, também contribui para a compreensão do público interno como promotor da marca.
- Experiência : uma abordagem no contexto da gestão de designPublication . Alves, Clarissa Martins; Gomez, Luiz Ribas; Wagner, Adriano; Merino, Eugenio DiazO conceito de experiência vem sendo cada vez mais explorado no contexto do design. Neste trabalho, discute-se o conceito filosófico de experiência e como ele se manifesta no contexto do design. Busca-se também delinear a inserção do design para a experiência na área da gestão de design. Trata-se de um ensaio teórico oriundo de uma pesquisa básica e qualitativa de base bibliográfica. Como resultado, constata-se que a experiência é algo pessoal e subjetivo, entretanto, o design pode trabalhar em suas formas de expressão, no sentido de projetá-la na política de gestão estratégica de design em empresas e organizações.
- Gestão de design : panorama de pesquisas nos periódicos Estudos em Design e Design & TecnologiaPublication . Cavalcante, Rodrigo Augusto de Sousa; Merino, Giselle; Merino, Eugenio DiazA Gestão de Design é uma temática que vem crescendo no Brasil por seu processo de organização e gerenciamento nas empresas sobre perspectiva de atuação desde o nível estratégico ao tático e operacional. Por ser uma temática relativamente nova no Brasil, a disseminação de pesquisas com este foco se apresenta limitada, porém com um importante potencial de aplicação em diversos setores. Neste sentido, o artigo teve como base o levantamento e discussão de pesquisas em Gestão de Design, publicadas nos periódicos da subárea de design considerados de alto impacto (Qualis A), por meio de uma revisão sistemática e análise bibliométrica. Foram obtidos 17 artigos para análise, sendo 88,24% representado pelo sul do Brasil e nota-se uma mudança de paradigma para o campo do conhecimento em design e design inclusivo.
- A influência do design na valorização de marcas: construção de posicionamentos de marcas com foco no públicoPublication . Lopes, Dayane Alves; Gomez, Luiz Ribas; Merino, Eugenio DiazAnualmente, empresas como a Interbrand anunciam um ranking das marcas mais valiosas. Nesta análise, a empresa leva em consideração factos como a capacidade de a marca influenciar e fidelizar o consumidor. Neste sendo percebe-se o design como um gerador de diferenciação e valor de marcas, por meio da gestão da idendade de marca com foco no consumidor. Neste contexto, notam-se mudanças no comportamento, tanto das empresas que passam a ver no design um meio de alavancar o potencial competitivo, como no consumidor que passa a interagir de modo diferente com as empresas e suas marcas, assim como na atuação do design. Assim, por meio de uma pesquisa exploratória com base em procedimentos bibliográficos, busca-se compreender como o papel do design evoluiu junto as mudanças na sociedade, a fim de proporcionar valor superior as empresas, por meio da identidade de suas marcas.
- A perspectiva de um negócio local sobre a gestão do design e do visual merchandising: análise do café FrançoisPublication . Pilatti, Grasiele; Gomez, Luiz Ribas; Merino, Eugenio DiazA Gestão do Design apresenta um pensamento criavo e possibilita soluções inovadoras para as mais variadas instâncias organizacionais. Dessa forma, busca-se demonstrar aos gestores e empresários os benecios de um plano de Gestão do Design eficaz e, neste caso, a sua relação com o ponto de venda. A concorrência mercadológica permite que o visual merchandising seja uma ferramenta de diferenciação e conquista do consumidor. Portanto, este argo busca identificar a relação existente entre a Gestão do Design e o Visual merchandising aplicado a um estudo de caso de uma boulangerie da cidade de Florianópolis – SC e qual o entendimento do proprietário sobre estes assuntos. Através de levantamento bibliográfico sobre os dois temas-chave, entrevista com o empresário e visitas ao local é descrita a pesquisa proposta. Por meio do comportamento da organização em estudo e, como objetivo secundário, será compreendida em que nível se encontra a preocupação com o ponto de venda enquanto ferramenta da Gestão do Design e contato direto com o consumidor e como as ações da marca se refletem neste espaço.
- A utilização dos métodos cocriativos para a criação de marcas territoriais : o caso de AlvitoPublication . Tarachucky, Laryssa; Gomez, Luiz Ribas; Merino, Eugenio DiazA cocriação tem sido vista como fator crítico de sucesso para a criação e posicionamento de marcas e uma variedade de benefícios são-lhe atribuídos. Este artigo concentra-se na apresentação das características da aplicação de métodos cocriativos na fase inicial dos processos de branding territorial da Vila Alvito, tendo o intuito de fornecer parâmetros para a aplicação destes métodos nas fases de trabalho de campo da gestão de marcas de territórios e ajudar na articulação mais precisa e realista de quais benefícios esperar de futuras aplicações destes métodos na construção destas. Trata-se de uma pesquisa descritiva fundamentada em abordagens emergentes sobre cocriação, branding, branding territorial e nos dados científicos e conceituais coletados a respeito do caso Alvito. Como resultado, é apresentado o processo de aplicação de métodos cocriativos para os processos de branding da Vila Alvito, além de um relato dos resultados obtidos para a identificação do DNA, construção e gestão de marca.
