Browsing by Author "Miranda, Ana Maria Machado"
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- A importância do solfejo nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do Curso Artístico Especializado de MúsicaPublication . Miranda, Ana Maria Machado; Abrunhosa, Maria Adélia Gonçalves Martins deEste relatório de estágio é apresentado em duas partes. A primeira parte diz respeito ao estágio de Prática de Ensino Supervisionada. O estágio decorreu no ano letivo de 2021-2022, na Academia de Música de Castelo Paiva. A segunda parte destina-se a apresentar uma investigação para apurar qual a importância do solfejo nos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico do Curso Artístico Especializado de Música. Desde os inícios da formação de um músico, no modelo tradicional de ensino da música, está presente o solfejo. Tem o intuito de fazer o aluno compreender a notação musical e criar destreza na leitura musical, que será fundamental para se desenvolver quanto instrumentista. Mas na atualidade, cada vez mais é colocado para segundo plano. A investigação centrou-se no solfejo lido (rezado) e não no entoado, ou só rítmico, uma vez que ao estar a entrar em desuso, muitos são os professores que sentem que este género de solfejo é importante e que faz imensa falta aos alunos. O objetivo do estudo é analisar as Aprendizagens Essenciais (Formação Musical – Básico) quanto à leitura solfejada; conhecer a importância da leitura solfejada no processo de formação de um músico; comparar a importância dada ao solfejo pelos professores das diferentes disciplinas; determinar se as necessidades de leitura na Formação Musical correspondem com as necessidades de Instrumento; analisar a carga horária das disciplinas da componente de formação artística especializada; analisar as matrizes curriculares-base dos Cursos Básicos de Música do Curso Artístico Especializado (2.º e 3.º Ciclos); pesquisar e analisar livros de solfejo; analisar e esquematizar as conclusões e ajudar a melhorar a disciplina de Formação Musical, através da realização de um estudo exploratório com recurso a um inquérito a professores.