Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância do solfejo nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do Curso Artístico Especializado de Música

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese+Ana+Miranda+20200630+com+júri.pdf9.22 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório de estágio é apresentado em duas partes. A primeira parte diz respeito ao estágio de Prática de Ensino Supervisionada. O estágio decorreu no ano letivo de 2021-2022, na Academia de Música de Castelo Paiva. A segunda parte destina-se a apresentar uma investigação para apurar qual a importância do solfejo nos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico do Curso Artístico Especializado de Música. Desde os inícios da formação de um músico, no modelo tradicional de ensino da música, está presente o solfejo. Tem o intuito de fazer o aluno compreender a notação musical e criar destreza na leitura musical, que será fundamental para se desenvolver quanto instrumentista. Mas na atualidade, cada vez mais é colocado para segundo plano. A investigação centrou-se no solfejo lido (rezado) e não no entoado, ou só rítmico, uma vez que ao estar a entrar em desuso, muitos são os professores que sentem que este género de solfejo é importante e que faz imensa falta aos alunos. O objetivo do estudo é analisar as Aprendizagens Essenciais (Formação Musical – Básico) quanto à leitura solfejada; conhecer a importância da leitura solfejada no processo de formação de um músico; comparar a importância dada ao solfejo pelos professores das diferentes disciplinas; determinar se as necessidades de leitura na Formação Musical correspondem com as necessidades de Instrumento; analisar a carga horária das disciplinas da componente de formação artística especializada; analisar as matrizes curriculares-base dos Cursos Básicos de Música do Curso Artístico Especializado (2.º e 3.º Ciclos); pesquisar e analisar livros de solfejo; analisar e esquematizar as conclusões e ajudar a melhorar a disciplina de Formação Musical, através da realização de um estudo exploratório com recurso a um inquérito a professores.
Abstract: This internship report is presented in two parts. The first part concerns the Supervised Teaching Practice internship. The internship took place in the 2021-2022 academic year, at the Academia de Música de Castelo de Paiva. The second part aims to presente an investigation to determine the importance of solfeggio in the 2nd and 3rd Cycles of Basic Education of the Specialized Artistic Music Course. From the beginning of a musician’s training, in the traditional model of teaching music, solfeggio is presente. It aims to make the student understand musical notation and create dexterity in Reading music, which will be fundamental to developing as na instrumentalist. But nowadays, more and more is being pushed into the background. The investigation focused on the solfeggio read (prayed) and not the intoned, or just rhythmic, since as i tis falling into disuse, many teachers feel that this type of solfeggio is importante and that i tis gratly missed by students. The objective is to analyze the Essential Learning (Music Training – Basic) in terms of solfeggio reading; know the importance of solfeggio reading in the process of training a musician; compare the importance given to solfeggio by teachers of diferente subjects; determine whether the reading needs in Musical Training correspond to the Instrument needs; analyze the workload of the subjects in the specialized artistic training componente; analyze the basic curricular matrices of basic curricular matrices of the Basic Music Courses of the Specialized Artistic Course (2nd and 3rd Cycles); research and analyze solfeggio books; analyze and outline the conclusions and help improve the discipline of Music Training, by carrying out an exploratory study using a survey of teachers.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.

Keywords

Solfejo Formação musical Ensino especializado Solfeggio Musical training Specialized education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue