Browsing by Author "Pastore, Alexandra Silva Carvalho"
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- O papel da autorregulação na aprendizagem do instrumento e da música de câmaraPublication . Pastore, Alexandra Silva Carvalho; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Santos, Tiago Manuel OliveiraA autorregulação da aprendizagem é uma ferramenta de crassa utilidade para o desenvolvimento de capacidades como autonomia, espírito crítico e resolução de problemas, indispensáveis para um processo de aprendizagem de sucesso. Aquando do alinhamento e correto funcionamento dos elementos que a constituem, a autorregulação revela-se uma grande aliada da prática musical, através da promoção de uma melhor organização e constante monitorização e avaliação do processo de estudo por parte dos alunos, tanto no contexto individual como de grupo. O presente trabalho inclui uma secção dedicada ao projeto de investigação, cuja intervenção teve lugar na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, que teve como objetivo aferir o impacto da aplicação correta e frequente de ferramentas de autorregulação na prática musical, nos contextos de instrumento e de música de câmara. Para o efeito, a partir de um conjunto estabelecido de ferramentas de autorregulação - planeamento do estudo, gestão do tempo, definição de objetivos para cada sessão de estudo, seleção de estratégias adequadas, autoavaliação e gravação audiovisual -, procurou-se identificar as ferramentas mais adequadas a cada um dos contextos e as vantagens e desvantagens decorrentes da sua utilização. A aplicação de três instrumentos de recolha de dados - preenchimento de um dossier de estudo, "Inquérito sobre hábitos de estudo" de Miksza (2011) e um questionário de questões abertas - evidenciou melhorias transversais às várias dimensões autorregulatórias em ambos os contextos, destacando a sua contribuição para uma melhor organização e gestão do estudo e culminando numa prática musical mais eficaz e consciente. No que diz respeito ao contexto do instrumento, é denotado o impacto positivo exercido por duas ferramentas autorregulatórias, nomeadamente a gestão do tempo e a autoavaliação do estudo. Por outro lado, a vertente associada àobjetivos como as ferramentas de autorregulação mais adequadas ao respetivo contexto. No seguimento desta intervenção, as evidências apontam para a existência de diversas vantagens, sendo as mais notórias o aumento das crenças de auto eficácia e a aquisição de uma maior autonomia por parte dos sujeitos participantes. Não obstante, não se verificando desvantagens decorrentes da aplicação destas ferramentas em ambos os contextos, é possível apontar a maturidade associada às faixas etárias em questão e as implicações em termos de consistência, disciplina e disponibilização de tempo para a preparação do estudo como possíveis condicionantes na sua implementação. Em acréscimo, o presente trabalho inclui também uma secção dedicada ao estágio profissional realizado, também, na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, com vista ao desenvolvimento dos conhecimentos e de novas metodologias de ensino, e das competências para a docência da professora estagiária. música de câmara aponta a gravação audiovisual, a gestão do tempo e a definição de