Browsing by Author "Paulo, Marisa Sofia Pio"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As atividades dramáticas como mediação para o conhecimento do estudo do meio: estudo de uma estratégia no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Paulo, Marisa Sofia Pio; Leitão, Maria Madalena Amaral VeigaNo âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, desenvolveu-se o presente projeto que pretende estudar qual o papel das atividades dramáticas na apreensão e memorização de conhecimentos relativamente ao Estudo do Meio, no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Considera-se importante compreender diferentes estratégias que possibilitem aos alunos uma melhor aprendizagem, atendendo a que estes se encontram em estádios de desenvolvimento cognitivo em que é dominante o pensamento concreto e não o pensamento abstrato. Neste sentido, este projeto pretendeu responder à seguinte questão: De que forma as atividades dramáticas ajudam na capacidade de apreensão e memorização de determinado tema do meio físico a ser interiorizado e compreendido? No decorrer do estágio, foram implementadas diversas atividades de expressão dramática, relacionadas com os temas do estudo do meio. Realizou-se, desta forma, uma investigação-ação de tipo qualitativo, tendo sido efetuada, a partir de algumas categorias previamente definidas, a análise do conteúdo dos dados recolhidos, quer da observação, quer de um questionário/entrevista no início e no final, aos alunos de 2º ano de 1º CEB, bem como à professora titular da turma em questão. O estudo conclui que, por um lado as atividades dramáticas permitem, ao aluno desenvolver a aprendizagem, interiorização e memorização, valorizando a individualidade de cada um, o seu estilo de aprendizagem e respeitando o seu ritmo, criando mais à vontade na expressão oral. Por outro lado, as atividades dramáticas permitem ao professor balizar e acompanhar de uma outra forma a evolução da aprendizagem da área de Estudo do Meio e a conhecer melhor cada aluno. A atenção e motivação dos alunos foi notável e nas conceções dos alunos inquiridos e da respetiva professora, as atividades dramáticas são consideradas muito valiosas, contribuindo para a motivação e melhor conhecimento de alguns temas do Estudo do Meio.
