Browsing by Author "Pavtchinskii, Vladimir"
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- Relatório final da prática de ensino supervisionada teoria e prática no curso básico : uma abordagem sobre o desenvolvimento técnico e expressão artística do clarinetistaPublication . Pavtchinskii, Vladimir; Raimundo, José Filomeno Martins; Alves, Carlos Manuel Dinis Piçarra; Teixeira, Filipe Manuel VarelaO seguinte relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – Clarinete e Música de Conjunto. A primeira parte, relata de uma forma sucinta o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2021/2022 nas aulas de Clarinete e Classe de Conjunto no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira Engº Luiz Peter Clôde. A segunda parte centra-se numa investigação que explorou conhecer e aperfeiçoar as estratégias de ensino do clarinete com base no trabalho realizado com a aluna finalista do Curso Básico de Ensino Artístico Especializado. Assim os objetivos propostos foram: potenciar estratégias e exercícios à aprendizagem de execução do clarinete; facilitar o desenvolvimento no que se refere à postura, respiração, coordenação e assimilação de movimentos. As conclusões e resultados demonstraram um desenvolvimento gradual das competências da aluna do 5º grau no que se refere à autonomia, ao desenvolvimento técnico, ao desenvolvimento musical e performativo. Este estudo destaca os principais problemas teóricos e práticos associados ao aprimoramento da metodologia de ensino do clarinete em geral e no Curso Básico, em particular. O principal objetivo deste trabalho centra-se na correlação fundamental que consiste na abordagem do desenvolvimento da técnica e a expressividade de execução em paralelo, tendo em conta que os domínios técnicos e artísticos são inseparáveis. Para alcançar este objetivo, o professor deve dispor de uma estratégia de intervenção pedagógica de curto, médio e longo prazo, possuir conhecimentos teóricos e práticos sobre a planificação anual, trimestral e de cada aula; os mecanismos de avaliação formativa e sumativa (qualitativa e quantitativa). Em relação à prática de conjunto, o mestrando realçou a sua importância para o desenvolvimento integral dos alunos do Curso Básico do Ensino Artístico Especializado. A aquisição e a consolidação de competências como: a capacidade de intercalar “a voz” do seu instrumento em sonoridade de conjunto, ouvir e apreciar toda a textura musical em completo, criar ligações interativas, aumentar as capacidades de socialização, apresentam-se como ferramentas que beneficiam uma aprendizagem musical mais completa. O perfil do professor de prática de conjunto deve possuir as seguintes caraterísticas: ser criativo, proactivo, inventor e improvisador. O professor de música de conjunto deve reunir uma serie de qualidades: ser um professor multifacetado que domina programas de notação musical, conhecimentos de organologia e acústica, possuir noções de mecanismos de interação dos alunos, conhecimento de psicologia e sociologia e ser um portador de conhecimento interdisciplinar. O conjunto deverá ser homogéneo em relação ao domínio do seu instrumento em que o professor deve ser capaz de ajudar cada elemento do conjunto na resolução de problemas técnicos e artísticos.
