Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório final da prática de ensino supervisionada teoria e prática no curso básico : uma abordagem sobre o desenvolvimento técnico e expressão artística do clarinetista

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Vladimir Pavtchinskii.pdf2.66 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O seguinte relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – Clarinete e Música de Conjunto. A primeira parte, relata de uma forma sucinta o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2021/2022 nas aulas de Clarinete e Classe de Conjunto no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira Engº Luiz Peter Clôde. A segunda parte centra-se numa investigação que explorou conhecer e aperfeiçoar as estratégias de ensino do clarinete com base no trabalho realizado com a aluna finalista do Curso Básico de Ensino Artístico Especializado. Assim os objetivos propostos foram: potenciar estratégias e exercícios à aprendizagem de execução do clarinete; facilitar o desenvolvimento no que se refere à postura, respiração, coordenação e assimilação de movimentos. As conclusões e resultados demonstraram um desenvolvimento gradual das competências da aluna do 5º grau no que se refere à autonomia, ao desenvolvimento técnico, ao desenvolvimento musical e performativo. Este estudo destaca os principais problemas teóricos e práticos associados ao aprimoramento da metodologia de ensino do clarinete em geral e no Curso Básico, em particular. O principal objetivo deste trabalho centra-se na correlação fundamental que consiste na abordagem do desenvolvimento da técnica e a expressividade de execução em paralelo, tendo em conta que os domínios técnicos e artísticos são inseparáveis. Para alcançar este objetivo, o professor deve dispor de uma estratégia de intervenção pedagógica de curto, médio e longo prazo, possuir conhecimentos teóricos e práticos sobre a planificação anual, trimestral e de cada aula; os mecanismos de avaliação formativa e sumativa (qualitativa e quantitativa). Em relação à prática de conjunto, o mestrando realçou a sua importância para o desenvolvimento integral dos alunos do Curso Básico do Ensino Artístico Especializado. A aquisição e a consolidação de competências como: a capacidade de intercalar “a voz” do seu instrumento em sonoridade de conjunto, ouvir e apreciar toda a textura musical em completo, criar ligações interativas, aumentar as capacidades de socialização, apresentam-se como ferramentas que beneficiam uma aprendizagem musical mais completa. O perfil do professor de prática de conjunto deve possuir as seguintes caraterísticas: ser criativo, proactivo, inventor e improvisador. O professor de música de conjunto deve reunir uma serie de qualidades: ser um professor multifacetado que domina programas de notação musical, conhecimentos de organologia e acústica, possuir noções de mecanismos de interação dos alunos, conhecimento de psicologia e sociologia e ser um portador de conhecimento interdisciplinar. O conjunto deverá ser homogéneo em relação ao domínio do seu instrumento em que o professor deve ser capaz de ajudar cada elemento do conjunto na resolução de problemas técnicos e artísticos.
Abstract : The first section of the present study briefly reports the work developed throughout the 2021/2022 school year regarding the Clarinet and Ensemble classes at the Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira Engº Luiz Peter Clôde. The second part focuses on an investigation that sought to know and improve clarinet teaching strategies for the final year student of the Basic Course of the Specialized Artistic Education. Thus, the proposed objectives were: to enhance strategies and exercises with the intent to correctly learning how to play the clarinet; facilitate the learning methodologies with regard to posture, breathing, coordination and assimilation of movements. The conclusions and results show a gradual development of the 5th grade student's skills in terms of autonomy, technical, musical and performative development. This professional internship report will highlight the main theoretical and practical problems associated with improving the methodology of teaching the clarinet in general and, specifically, in the Basic Course. The main objective of this study is to demonstrate that during the classes with the Basic Course student, it is highly recommended developing the technique and the expressiveness of execution in a parallel way, taking into account that the technical and artistic skills are inseparable. In order to achieve this objective, the teacher must have a short, medium and long-term pedagogical intervention strategy, have theoretical and practical knowledge about annual, quarterly and single class planning; the mechanisms of formative and summative assessment (qualitative and quantitative). Regarding the group practice, this study highlights the importance of the integral development of students in the Basic Course of Specialized Artistic Education. The acquisition and consolidation of necessary skills such as the ability to fitting the “voice” of the instrument into the sound of the ensemble, listen and acknowledge the entire musical texture, create interactive connections, increase social skills, present the tools that benefit musical learning. The ensemble practice teacher must have the following characteristics: be creative, proactive and inventive, gather cross-disciplinary knowledge and be multifaceted, mastering music notation software, have knowledge of organology and acoustics, possess notions of interaction mechanisms between the students and a general knowledge of psychology and sociology. The ensemble must be homogeneous in relation to the artistic and instrumental skills of the students. The teacher must be able to help solving technical problems for each element of the ensemble.

Description

Relatório apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Clarinete Teoria Prática Técnica Expressividade Clarinet Theory Practice Technique Expressiveness

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue