Browsing by Author "Pinheiro, Catarina Daniela Araújo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A validação do professor como fator determinante da auto-eficácia no ensino especializado do saxofonePublication . Pinheiro, Catarina Daniela Araújo; Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos deO presente relatório de estágio está dividido em duas partes: a primeira dedicada à descrição das atividades relacionadas à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e a segunda parte responsável pela investigação que atribuiu o título deste trabalho (A validação do professor como fator determinante da auto-eficácia no ensino especializado do saxofone). Para cumprir com os objetivos inerentes à primeira parte deste relatório, foi realizado um estágio com um grupo de classe de conjunto e com dois alunos de saxofone durante o ano letivo 2022/2023 na Escola Profissional Artística de Vale do Ave- ARTAVE. No que se refere à segunda parte, foi realizado um estudo sobre a Teoria Social Cognitiva de Bandura (1977), incidindo principalmente o conceito de auto-eficácia e a forma como é influenciada pela relação professor/aluno no ensino especializado do saxofone. De forma a enriquecer a investigação relacionada com a segunda parte deste trabalho, foram coletados dados de diversas fontes: Publicações que abordam o desenvolvimento cognitivo e comportamental como a combinação deste tema com o ensino da música, dando preferência na aplicação ao saxofone. Entrevistas realizadas a alunos de saxofone, de forma a tentar perceber qual a importância atribuída à relação professor/aluno, na aprendizagem de forma a poder maximizar níveis elevados de auto-eficácia.