Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A validação do professor como fator determinante da auto-eficácia no ensino especializado do saxofone

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESTRADO_CATARINA_PINHEIRO.pdf1.47 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio está dividido em duas partes: a primeira dedicada à descrição das atividades relacionadas à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e a segunda parte responsável pela investigação que atribuiu o título deste trabalho (A validação do professor como fator determinante da auto-eficácia no ensino especializado do saxofone). Para cumprir com os objetivos inerentes à primeira parte deste relatório, foi realizado um estágio com um grupo de classe de conjunto e com dois alunos de saxofone durante o ano letivo 2022/2023 na Escola Profissional Artística de Vale do Ave- ARTAVE. No que se refere à segunda parte, foi realizado um estudo sobre a Teoria Social Cognitiva de Bandura (1977), incidindo principalmente o conceito de auto-eficácia e a forma como é influenciada pela relação professor/aluno no ensino especializado do saxofone. De forma a enriquecer a investigação relacionada com a segunda parte deste trabalho, foram coletados dados de diversas fontes:  Publicações que abordam o desenvolvimento cognitivo e comportamental como a combinação deste tema com o ensino da música, dando preferência na aplicação ao saxofone.  Entrevistas realizadas a alunos de saxofone, de forma a tentar perceber qual a importância atribuída à relação professor/aluno, na aprendizagem de forma a poder maximizar níveis elevados de auto-eficácia.
Abstract: This internship report is divided into two parts: the first one dedicated to the description of the activities related to the curricular unit Supervised Teaching Practice and the second part responsible for the research that gave the title of this work (The validation of the teacher as a determining factor of self-efficacy in the specialized teaching of the saxophone). To meet the objectives inherent to the first part of this report, an internship was carried out with an ensemble class group and with two saxophone students during the 2022/2023 school year at the Escola Profissional Artística de Vale do Ave - ARTAVE. With regard to the second part, a study was carried out on Bandura's Social Cognitive Theory (1977), focusing mainly on the concept of self-efficacy and the way it is influenced by the teacher/student relationship in the specialized teaching of the saxophone. In order to enrich the research related to the second part of this work, data were collected from several sources:  Publications that address cognitive and behavioral development as the combination of this theme with the teaching of music, giving preference to the application of the saxophone.  Interviews conducted with saxophone students, in order to try to understand the importance attributed to the teacher/student relationship in learning in order to maximize high levels of self-efficacy.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Instrumento e Classe de Conjunto.

Keywords

Auto-eficácia Aprendizagem Motivação Comportamento Self-efficacy Apprenticeship Motivation Behaviour Teaching

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue