Browsing by Author "Pinho, Helena Maria de Morais Sousa Campos"
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- Contributo(s) da supervisão colaborativa para o desenvolvimento profissional do professor de matemáticaPublication . Pinho, Helena Maria de Morais Sousa Campos; Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco Prata; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesEsta investigação envolve o estudo das potencialidades da supervisão colaborativa em particular, no âmbito da formação contínua de professores de matemática, numa perspetiva de promoção do desenvolvimento profissional destes. Com este estudo pretende-se compreender os contributos que a supervisão colaborativa, enquanto estratégia formativa em contexto de formação contínua, pode trazer para o desenvolvimento profissional do professor de matemática dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, em particular no que se refere aos aspetos relacionados com três categorias: o desenvolvimento da capacidade reflexiva; a abertura à mudança; o desenvolvimento da autonomia. Mais concretamente, é estudado o impacto da supervisão colaborativa relativamente a estas categorias, e procura-se conhecer e analisar as estratégias mais eficazes a implementar, de modo a melhor promover, neste contexto, o desenvolvimento profissional do professor. A investigação centrou-se na realização de uma oficina de formação de 50 horas, a qual decorreu de fevereiro a julho de 2015. As principais estratégias utilizadas, sempre abrangidas pelo paradigma reflexivo, foram essencialmente: a observação de aulas interpares; a implementação de ciclos supervisivos; a discussão e reflexão conjuntas; a partilha de experiências e de práticas; a produção de reflexões escritas. O estudo foi realizado segundo uma abordagem qualitativa, de índole naturalista, com um desenho de estudo de caso e recorrendo à metodologia de investigação-ação. A recolha de dados efetuou-se ao longo de toda a formação, e a análise de conteúdo recorreu permanentemente a categorias e níveis de análise, bem como a instrumentos inseridos nas técnicas da análise documental (narrativas escritas e relatórios) e da inquirição (gravações das sessões presenciais da oficina de formação e entrevistas). A análise dos resultados foi realizada com o auxílio de instrumentos (tabelas e gráficos) adaptados para o efeito, tendo-se efetuado a triangulação dos dados. Os resultados obtidos permitem concluir que a supervisão colaborativa, enquanto estratégia formativa em contexto de formação contínua, tem um impacto globalmente positivo no desenvolvimento profissional do professor de matemática; no entanto, o grau e variabilidade do efeito está dependente de constrangimentos referenciados neste estudo, dos quais destacamos as ideias preconcebidas, as crenças e os valores, assim como as caraterísticas dos alunos. A categoria em que se verificou um impacto menos percetível parece ter sido o desenvolvimento da autonomia. As estratégias implementadas no âmbito da supervisão colaborativa que promoveram mais o desenvolvimento profissional dos formandos foram, em termos globais e por ordem decrescente de relevância: a comunicação/reflexão conjunta; o clima relacional/colaboração; a frequência da oficina de formação; os ciclos supervisivos; a observação de aulas; a partilha de experiências e práticas. Considera-se que este estudo poderá contribuir para a implementação de novas formas de supervisão associada à formação, em clima de colaboração e reflexão entre pares, com repercussões positivas ao nível da organização-escola.
- Supervisão colaborativa - Contributo(s) para o desenvolvimento profissional do professor de matemáticaPublication . Pinho, Helena Maria de Morais Sousa Campos; Abrantes, Manuela; Jorge, FátimaEste artigo apresenta resultados de um estudo em que foram analisadas as potencialidades da supervisão colaborativa, enquanto estratégia formativa, em contexto de formação contínua de professores de matemática dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, numa perspetiva da promoção do seu desenvolvimento profissional. O estudo desenvolveu-se segundo um paradigma de investigação qualitativo com recurso a processos quantitativos, recorrendo a uma metodologia de investigação-ação centrada na realização de uma oficina de formação de 50 horas no âmbito da qual foram estudados três casos, tendo-se analisado três categorias: o desenvolvimento da capacidade reflexiva, a abertura à mudança e o desenvolvimento da autonomia. Apresentam-se os resultados relativos às estratégias implementadas, o seu impacto, e ainda os constrangimentos detetados ao longo de todo o processo.