Browsing by Author "Ramalhete, Eunice Jacqueline Agostinho"
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- As potencialidades do livro adaptado e da canção no sistema de símbolos pictográficos em crianças com NEE : estudo exploratórioPublication . Ramalhete, Eunice Jacqueline Agostinho; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deO Estudo Exploratório, no âmbito do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, prende-se com a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na área da Educação Especial. Pretende-se evidenciar a importância da aplicação pedagógica de um recurso tecnológico de um Sistema Alternativo e Aumentativo de Comunicação (SAAC): o Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação (SPC), num grupo de cinco crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) numa instituição da região do centro do país. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) são aplicadas no sentido de melhorar a qualidade de vida de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), garantindo uma igualdade de oportunidades, que levará ao sucesso educativo. A comunicação engloba diferentes formas de linguagem que são indispensáveis para a criança com ou sem NEE interagir com os outros e o mundo que a rodeia. A música está presente na vida das crianças com ou sem NEE desde muito cedo, é um meio de expressarem o que sentem, não só através do corpo, mas também verbalizando. A canção é um meio enriquecedor de diferentes possibilidades de expressão e de comunicação. O estudo foi realizado numa instituição da região do centro do país, com a exploração do livro: “O pequeno Trevo” na versão original e na versão adaptado em SPC (texto e canção). A metodologia adotada consiste numa investigação de carácter qualitativa que pretende verificar se a inclusão na prática pedagógica de um recurso tecnológico em SPC, facilita a comunicação num grupo de crianças com NEE. Baseia-se num trabalho de campo e neste caso, estuda um grupo de cinco crianças com NEE, no seu contexto real, tirando todo o partido possível das fontes múltiplas de evidência como: observação participante (no decorrer das sessões implementadas); análise documental (processos individuais das crianças), notas de campo; fontes audiovisuais através do registo fotográfico, o inquérito por questionário aos professores e focus group e a respetiva análise de conteúdo. A inclusão destas crianças, é fundamental e os diversos recursos de comunicação, são aplicados no sentido de melhorar a qualidade de vida, garantindo uma aprendizagem adequada, que levará ao sucesso educativo de todos os alunos. Através da análise dos resultados verificou-se que o SPC é uma ferramenta importante porque permite dar apoio a crianças que têm dificuldades ao nível da comunicação sendo possível constatar, comparando que a história adaptada em SPC facilita esse processo. Na analise dos resultados verificou-se que o Sistema SPC não exige que os utilizadores apresentem um nível cognitivo muito elevado, permitindo assim a sua utilização em casos graves de perturbações na comunicação, dado que é um sistema facilmente entendido pelos interlocutores, os símbolos são iconográficos e possuem o significado escrito no próprio símbolo. Mais se afirma que, em termos comparativos, a canção em SPC se tornou mais inteligível do que o texto.
- As potencialidades do livro adaptado e da canção no sistema SPC em crianças com NEE : estudo pilotoPublication . Ferreira, Ana Isabel Nogueira; Ramalhete, Eunice Jacqueline Agostinho; Gil, Henrique; Almeida, Lídia; Barata, SusanaO grande desafio da Escola de hoje é dar resposta às necessidades dos alunos, passando pela fusão do sistema de ensino regular e do sistema de ensino especial. Inclusão é a palavra de ordem quando ouvimos falar em educação. As tecnologias de informação e comunicação são aplicadas no sentido de melhorar a qualidade de vida de alunos com Necessidades Educativas Especiais, garantindo uma igualdade de oportunidades, que levará ao sucesso educativo. Conscientes de que a comunicação é fundamental na vida de qualquer ser, este artigo reflete uma abordagem de investigação de alunas do Mestrado do Curso de Ensino Especial no Domínio Cognitivo e Motor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco sobre a Promoção da Comunicação Expressiva em Sujeitos com Necessidades Educativas Especiais, recorrendo a um Sistema Alternativo de Comunicação, nomeadamente o Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Este estudo piloto teve lugar numa parceria entre a entidade formadora e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo Branco. Neste estudo, procuramos analisar o efeito que produz a leitura de uma história adaptada no Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação e numa canção, comparada com a leitura da história analógica e avaliar a importância do livro adaptado no Sistema de Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação para a literacia de crianças de Necessidades Educativas Especiais. Pretendeu-se ainda verificar o impacto dos recursos digitais, aferindo a existência ou não de diferenças ao nível da motivação, curiosidade, compreensão por parte das crianças. Consideramos que o sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação, é um suporte tecnológico que contribui para o desenvolvimento de competências comunicativas, desenvolvimento da linguagem e da literacia, minimizando as barreiras de comunicação e beneficiando as crianças com necessidades educativas especiais, com uma maior e melhor interação social.
- Recursos educativos digitais inclusivos em texto e canção: estudo exploratório com SPCPublication . Ramalhete, Eunice Jacqueline Agostinho; Gil, Henrique; Sousa, CéliaO Estudo Caso, prendeu-se numa investigação de carácter qualitativa, com a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na área da Educação Especial. Pretendeu-se verificar se a inclusão na prática pedagógica de um recurso tecnológico em SPC, facilita a comunicação expressiva de crianças com NEE. Baseou-se no trabalho de campo, de um grupo de crianças com NEE, tendo várias fontes múltiplas de evidência: a observação participante; a análise documental; as notas de campo; as fontes audiovisuais, o inquérito por questionário e o focus group, com a respetiva análise de conteúdo. O SPC é uma ferramenta importante porque permite dar apoios inclusivos a crianças que têm dificuldades ao nível da comunicação, sendo comprovado através do texto e da canção adaptados em SPC.