Browsing by Author "Rei, Rita Valente"
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- We Help! Aplicação para recomendação e facilitação de contacto entre utilizadores e prestadores de serviçosPublication . Rei, Rita Valente; Metrôlho, José Carlos Meireles Monteiro; Ribeiro, Fernando Reinaldo da Silva GarciaAtualmente, com a rápida evolução da tecnologia e da informação digital que é disponibilizada, a procura de um serviço ou de prestadores de serviços adequados às necessidades específicas dos utilizadores torna-se uma tarefa complicada. No âmbito deste projeto, procedeu-se ao desenho e à implementação de uma plataforma web e mobile, que se denominou de We Help, com o intuito de ajudar prestadores de serviço a promover o seu trabalho, e evoluir com o seu negócio, bem como facilitar e ajudar os seus utilizadores a encontrar o(s) serviço(s) adequado para a sua necessidade específica. Ao criar esta plataforma, explorou-se o facto de as novas tecnologias poderem ajudar a ultrapassar as dificuldades no processo de filtragem de informação, apresentando-a de forma adequada aos utilizadores, tendo em conta as suas necessidades especificas. À medida que são divulgados mais serviços por parte dos prestadores, a aplicação vai permitindo uma maior abrangência de serviços, ajudado os utilizadores a encontrarem o serviço mais indicado à sua situação. Para a definição das funcionalidades que viriam a ser consideradas e implementadas, foi muito importante a pesquisa e análise, realizadas nas etapas iniciais deste projeto, sobre aplicações disponíveis com objetivos semelhantes. Para implementar a solução projetada neste trabalho, foi usada a plataforma de desenvolvimento low-code da OutSystems e foi adaptada uma metodologia ágil para gestão do projeto. A plataforma desenvolvida conta com um ChatBot de apoio à utilização da mesma por parte dos utilizadores, de forma que a navegação na aplicação seja intuitiva, nomeadamente para utilizadores que utilizem a aplicação pela primeira vez. O ChatBot utilizado é um componente da OutSystems que usa recursos da Azure. Foram realizados testes unitários às diversas funcionalidades implementadas, após a definição prévia dos critérios de aceitação de cada uma delas. A aplicação We Help foi também avaliada através de um inquérito disponibilizado a um público-alvo selecionado. Os resultados desse inquérito revelaram que a aplicação foi globalmente bem-aceite pelos inquiridos.
- We Help: platform to find service providersPublication . Rei, Rita Valente; Metrôlho, J.C.M.M.; Ribeiro, Fernando ReinaldoThese days, finding a service or service provider that suit a user’s specific needs may not be a simple task. To assist in this task, several software applications have emerged. This article presents the We Help platform, which consists in a web and mobile application, and has the goal of helping service providers promote their work, and evolve with their business, as well as facilitate and help its potential users to find the right service(s) for their specific need. The platform allows service providers to advertise their services and allows potential users to filter the results so that the information is presented in an appropriate way considering their specific needs. We Help also provides a ChatBot to support the use of the platform by its users. We Help was developed using OutSystems’ low-code development platform and to implement the ChatBot was used an OutSystems component that uses Azure resources. Unit tests were conducted to the various features implemented, after the prior definition of acceptance criteria for each of them. The We Help application was made available to a set of potential users to perform acceptance tests and the initial results indicate that the application was globally well accepted by the respondents.
