Browsing by Author "Rocha, Hugo Henrique Neto"
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- Aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica nos Planos Prévios de Intervenção : Autoestrada A23 e A25Publication . Rocha, Hugo Henrique Neto; Teixeira, M.C.C.; Fernandez, PauloAplicação dos Sistemas de Informação Geográfica nos Planos Prévios de Intervenção : Autoestrada A23 e A25.
- Aplicação dos sistemas de informação geográfica nos planos prévios de intervenção. Caso de estudo: Auto-estradas A23 e A25Publication . Rocha, Hugo Henrique Neto; Teixeira, M.C.C.; Fernandez, PauloAplicação dos sistemas de informação geográfica nos planos prévios de intervenção. Caso de estudo: Auto-estradas A23 e A25
- Aplicação SIG em incêndios florestais - FIMT (fire incident mapping tool). Caso de estudo em PortugalPublication . Rocha, Hugo Henrique Neto; Monteiro, José MassanoAplicação SIG em incêndios florestais - FIMT (fire incident mapping tool). Caso de estudo em Portugal.
- Aplicação SIG nos planos prévios de intervenção : objecto de estudo – A23 e A25Publication . Rocha, Hugo Henrique Neto; Teixeira, Maria Cristina Canavarro; Fernandez, Paulo Alexandre JustoEste trabalho tem como objetivo principal, desenvolver uma base de execução dos Planos Prévios de Intervenção (PPI) numa plataforma de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), através de metodologias de Análise de Redes, que facilite a capacidade de resposta dos Agentes de Proteção Civil (APC). Este estudo vai incidir nas AE A23 e A25, nomeadamente na sua parte integrante no Distrito da Guarda, tendo sido para o efeito, constituída uma base de dados desta região, com os meios disponíveis para prestar socorro em caso de acidente, assim como toda a rede viária desta região sem esquecer os acessos disponíveis das autoestradas (AE). Se por um lado as AE assumem um papel importante no desenvolvimento de um país, facilitando ligações e permitindo uma circulação mais eficaz, por outro também potenciam o aumento do risco de acidentes. Para atingir os objetivos a que nos propusemos, utilizámos a extensão do Network Analyst do ArcGIS @ESRI, que é uma ferramenta de Análise de Redes, que nos permitiu conhecer as áreas de abrangência de cada um dos meios de socorro considerados, assim como, quais os agentes mais bem localizados para intervir num acidente simples (envolvendo uma viatura), num acidente multi-vítimas e num acidente com matérias perigosas. Com este estudo, e sem esquecer as limitações inerentes ao mesmo, pudemos concluir que toda a zona das autoestradas A23 e A25 se encontra coberta até um máximo de trinta minutos de atendimento em caso de acidente. Constatámos igualmente, que há locais do distrito da Guarda, em que este tempo é superior ao considerado admissível para prestação de socorro. A abordagem que foi proposta neste trabalho, através da utilização de uma plataforma SIG, para este tipo de intervenção, permite construir um plano de intervenção em tempo real, atendendo à informação de base constituída para uma determinada região.
- A investigação operacional por detrás de um SIG no apoio à Proteção CivilPublication . Teixeira, M.C.C.; Rocha, Hugo Henrique NetoA investigação operacional por detrás de um SIG no apoio à Proteção Civil.