Browsing by Author "Rodrigues, Ana Margarida Gonçalves"
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- Flexibilização de projetos curriculares de grupo : um estudo em jardins-de-infância com crianças com necessidades educativas especiais.Publication . Rodrigues, Ana Margarida GonçalvesEste trabalho norteou-se pelo processo de flexibilização/adaptação curricular na Educação Pré-Escolar, tendo como sujeitos de investigação Educadoras de Infância que têm crianças com Necessidades Educativas Especiais incluídas nos seus grupos de crianças. Assim, tem como finalidade analisar se as Educadoras, do ensino regular, flexibilizam/adaptam o currículo na prática educativa, tendo em conta as crianças com Necessidades Educativas Especiais. Através do estudo procede-se ao levantamento de situações atuais, nomeadamente no que se refere à prática de quatro Educadoras de Infância na Educação Pré-Escolar. Estas exercessem funções em duas instituições distintas – Ministério da Educação (agrupamento) e Instituições Particulares de Solidariedade Social, na cidade de Castelo Branco. Cada uma das Educadoras tem uma criança com Necessidades Educativas Especiais incluída no seu grupo de crianças. A metodologia de recolha dos dados utilizada foi a análise documental (Projeto Curricular de Grupo) e a entrevista semi-estruturada, sendo a análise dos dados e interpretação dos resultados feita através da análise de conteúdo. Em suma e descrita a singularidade dos resultados chegámos a algumas conclusões, tais como: as Educadoras de Infância sentem necessidade de flexibilizar/adaptar o currículo face às Necessidades Educativas Especiais de crianças, contribuindo positivamente para o seu desenvolvimento de capacidades essenciais. Porém, sentem alguma dificuldade a nível de recursos humanos e da gestão curricular nas suas práticas educativas em grupos inclusivos.
- Flexibilização de projetos curriculares de grupo: um estudo em jardins-de-infância com crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Mesquita, Helena; Serrano, João; Petrica, João; Batista, Marco; Honório, Samuel; Rodrigues, Ana Margarida GonçalvesO presente estudo tem como finalidade analisar se as Educadoras de Infância do ensino regular, flexibilizam/adaptam nos seus Projetos Curriculares de Grupo (PCG) os conteúdos, os objetivos, as estratégias ou metodologias e os recursos, tendo em conta as Necessidades Educativas Especiais (NEE). Procede-se ao levantamento de situações atuais, nomeadamente no que se refere à prática de quatro Educadoras de Infância que exercem funções educativas com grupos de crianças que têm incluídas crianças com NEE, duas num jardim-de-infância da rede pública e duas na rede privada. Os instrumentos/técnicas de recolha de dados incidiram na análise documental dos PCG na entrevista semiestruturada às Educadoras de Infância e os dados foram tratados de acordo com a análise de conteúdo tendo em conta a definição das categorias, das unidades de significado, unidades de registo e de contextos. Concluímos que da análise aos PCG os conteúdos, as estratégias/metodologias e os objetivos são selecionados para o grupo sem mencionar especificamente as crianças com NEE. No que respeita aos recursos humanos, constata-se a falta destes, tanto na análise aos PCG como às entrevistas, daí a dificuldade de gestão e organização do trabalho educativo por parte das Educadoras nas suas práticas educativas em grupos inclusivos.