Browsing by Author "Rosa, Tiago Manuel Domingos da"
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- Relatório final da prática de ensino supervisionada : a iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º ciclo e secundário do ensino artístico especializado da músicaPublication . Rosa, Tiago Manuel Domingos da; Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia; Carreira, Carolino António Silva NevesO presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, sendo dividido em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Conservatório Caldas da Rainha e no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, onde se faz a caracterização das escolas, da aluna de instrumento e dos alunos de classe de conjunto, onde se apresentam as planificações e relatórios de aula, apresentando-se também uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título: A iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º Ciclo e Secundário do Ensino Artístico Especializado da Música. A falta de materiais didáticos sobre esta temática na língua portuguesa e a inexistência de uma pedagogia adequada e adaptada para o ensino das palhetas de fagote foram o mote para a realização desta investigação. Por conseguinte, esta segunda parte encontra-se estruturada da seguinte forma: definição do problema e objetivos do estudo, fundamentação teórica fazendo alusão à história da construção de palhetas para fagote, bem como uma revisão de literatura de autores que abordam a temática da construção de palhetas para fagote. A metodologia utilizada na investigação baseia-se na recolha de dados recorrendo a inquéritos por questionário a professores de fagote, a criação de um manual de apoio a professores e alunos sobre a construção e o acabamento das palhetas, bem como a sua respetiva validação por docentes da área e respetivo tratamento de todos os dados recolhidos.
- Relatório final da prática de ensino supervisionada: preparação do aluno para os pré-requisitos de formação musical das provas de conhecimentos gerais de música no acesso ao ensino superiorPublication . Rosa, Tiago Manuel Domingos da; Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaO presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, onde está incluído um estudo de investigação. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, pertencente ao Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes, onde inicialmente se faz a caracterização da mesma, das turmas de Formação Musical e Música de Conjunto e onde se apresenta uma demonstração das planificações e relatórios de aula, assim como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2022/2023. Na segunda parte apresenta-se o trabalho de investigação sob o título: Preparação do aluno para os pré-requisitos de Formação Musical das Provas de Conhecimentos Gerais de Música no acesso ao Ensino Superior. Sendo os pré-requisitos um assunto decisivo na vida de um aluno que pretende candidatar-se ao ensino superior de música, esta investigação visa a melhoraria do ensino para a realização das referidas provas, tendo por base as Aprendizagens Essenciais de Formação Musical do Ensino Secundário, nomeadamente do 12º ano de escolaridade, bem como o Programa de Formação Musical da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes e as provas modelo dos concursos locais de acesso ao ensino superior de música, também denominadas simplesmente como provas de acesso ou de aptidão. Nesse âmbito, será realizada uma investigação orientada ao problema, a qual contará com uma metodologia qualitativa descritiva, com triangulação orientada aos três vetores anunciados. As conclusões apontam para o facto de que todos os conteúdos programáticos abrangidos nas provas modelo das instituições de ensino superior de música em Portugal, constam das Aprendizagens Essenciais e estão previstos no programa da disciplina de 12º ano, provando que o aluno candidato tem condições para concorrer ao ensino superior e ser bem-sucedido nas provas de admissão. Todavia, o organizador da criação não está contemplado, não sendo considerado fundamental para os conteúdos programáticos. As provas de admissão ignoram ainda a análise auditiva de excertos musicais proposta pelas AE e o programa de FM. Pelo que são sugeridos novos recursos para uma implementação profícua dos conteúdos programáticos.
