Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório final da prática de ensino supervisionada : a iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º ciclo e secundário do ensino artístico especializado da música

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tiago Rosa - (19).pdf70.46 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, sendo dividido em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Conservatório Caldas da Rainha e no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, onde se faz a caracterização das escolas, da aluna de instrumento e dos alunos de classe de conjunto, onde se apresentam as planificações e relatórios de aula, apresentando-se também uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título: A iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º Ciclo e Secundário do Ensino Artístico Especializado da Música. A falta de materiais didáticos sobre esta temática na língua portuguesa e a inexistência de uma pedagogia adequada e adaptada para o ensino das palhetas de fagote foram o mote para a realização desta investigação. Por conseguinte, esta segunda parte encontra-se estruturada da seguinte forma: definição do problema e objetivos do estudo, fundamentação teórica fazendo alusão à história da construção de palhetas para fagote, bem como uma revisão de literatura de autores que abordam a temática da construção de palhetas para fagote. A metodologia utilizada na investigação baseia-se na recolha de dados recorrendo a inquéritos por questionário a professores de fagote, a criação de um manual de apoio a professores e alunos sobre a construção e o acabamento das palhetas, bem como a sua respetiva validação por docentes da área e respetivo tratamento de todos os dados recolhidos.
Abstract : This report reflects the teaching practice developed under the curricular unit of Supervised Teaching Practice, as well as the research work developed under the curricular unit of Artistic Teaching Project, being divided into two parts. The first part discusses the Supervised Teaching Practice, developed in Conservatory Caldas da Rainha and Conservatory of Arts Canto Firme de Tomar, where the characterization of the schools, the students of instrument and ensemble class is made, where the lesson plans and reports are presented, presenting also a critical reflection of the work developed throughout this practice. In the second part is exposed the research work developed, under the title: The Initiation to the Construction and Finishing of Bassoon Reeds in the 3rd Cycle and Secondary Specialized Artistic Teaching of Music. The lack of didactic materials on this theme in the Portuguese language and the inexistence of an adequate and adapted pedagogy for the teaching of bassoon reeds were the motto for this research. Therefore, this second part is structured as follows: definition of the problem and objectives of the study, theoretical background referring to the history of bassoon reed construction, as well as a literature review of authors who address the topic of bassoon reed construction. The methodology used in the research is based on data collection through questionnaire surveys to bassoon teachers, the creation of a support manual for teachers and students on the construction and finishing of reeds, as well as its respective validation by teachers of the area and respective treatment of all collected data.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Fagote Palhetas duplas Pedagogia Manual Ensino de música Bassoon Double reeds Pedagogy Music teaching

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue