Browsing by Author "Santos, Dino"
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- A Influência da prática adicional da natação na competência motora em crianças com idade pré-escolarPublication . Rebelo, Miguel; Rebelo, Miguel; Batista, Marco; Rocha, João; Santos, Jorge; Faustino, António; Santos, Dino; Ramalho, André; Serrano, João; Centro de Publicações /Universidade da Maia - Centro de Investigação me Desporto, Saúde e Desenvolvimento HumanoO objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças na competência motora, entre crianças com idade pré-escolar, que para além das aulas de Expressão Físico-Motora (EFM) ainda têm uma prática adicional da Natação. Participaram neste estudo 76 crianças (4.97± 0.7 anos), com idades entre os 4 e os 6 anos, de ambos os géneros (F, N=33, 4.95±0.7 anos; M, N=43, 5.00±0.7 anos), divididos em dois grupos, o grupo que apenas tem EFM (N=14, 5.08 ±0.8) e o grupo que tem EFM + Natação (N=62, 4.95 ± 0.7). A EFM têm duas sessões semanais de 1h e a natação uma sessão semanal de 1h. O Instrumento utilizado para a recolha dos dados e respetiva avaliação da competência motora foi o Motor Competence Assessment (MCA), foi aplicado o teste Kolmogorov–Smirnov para verificar a normalidade da amostra, recorrendo ao teste Mann-Whitney para comparar os grupos. Após a análise dos resultados, verificámos que não existem diferenças estatisticamente significativas, sendo que na análise descritiva dos resultados, o grupo que para além da EFM ainda tem a prática adicional da Natação, apresenta, em média, melhores resultados nas diversas habilidades avaliadas, comparativamente ao grupo que apenas tem EFM. Os resultados adquiridos neste estudo, coincidem com os de diversos estudos que demonstram que a natação favorece o desenvolvimento motor e provoca efeitos positivos nas componentes da motricidade global e fina. Concluímos assim, que a prática adicional da natação é uma atividade que favorece o desenvolvimento de aprendizagens das crianças, contribuindo assim, para a evolução do seu desenvolvimento motor, físico e social, pois é uma atividade física, que aperfeiçoa habilidades motoras, através de exercícios e jogos.
- A intensidade da actividade física nos tempos livres: estudo de uma criança de 12 anos do meio urbanoPublication . Faustino, António; Serrano, João; Santos, Dino; Mamede, Sofia; Marreiros, SóniaO objectivo da investigação é estudar as actividades diárias das crianças e a oscilação da sua frequência cardíaca durante essas mesmas actividades, nos tempos livres, durante uma semana tipo, no meio urbano. Este trabalho é um estudo de caso com uma criança do sexo feminino, com a idade de 12 anos. A recolha de dados foi feita através de tabelas de registo diário e semanal e também com o auxílio de monitores de frequência cardíaca. Através da análise dos dados obtidos, podem-se tirar algumas conclusões: • de todas as actividades que a criança realiza no seu tempo livre, passa mais tempo em actividades de carácter lúdico; • a maioria das actividades que realiza ao longo da semana nos seus tempos livres são sedentárias e apresentam uma intensidade cardíaca baixa; • nas actividades que implicam um maior movimento, apresenta, em média, intensidades superiores em detrimento das actividades que exijam menor movimento.
