Browsing by Author "Santos, Hugo Renato Saraiva"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da linguagem de programação Scratch no ensino da iniciação musicalPublication . Santos, Hugo Renato Saraiva; Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaO presente relatório de estágio apresenta um estudo realizado no processo de estágio no âmbito das Unidades Curriculares de Projeto do Ensino Artístico e Prática de Ensino Supervisionada, constante do plano curricular do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto, no ano letivo 2019/2020, que se desenvolveu nas turmas de Iniciação Musical do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Classe de Conjunto do 6º ano de escolaridade do 2º Ciclo, ambas do Conservatório Regional de Música da Covilhã. Tendo por objetivo evidenciar o papel do professor-investigador, neste relatório de estágio tentamos perceber quais as potencialidades e os constrangimentos da Linguagem de Programação Scratch como ferramenta educativa no processo de ensino-aprendizagem na Iniciação Musical bem como que conceitos e ideias musicais emergem no desenvolvimento de projetos com o Scratch. Deste modo, no enquadramento teórico, procura-se clarificar e entender o papel das TIC no paradigma do processo educacional bem como discutir o papel do Scratch no processo de ensino-aprendizagem da Iniciação Musical. Em termos metodológicos, enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através da observação participante, recolha documental e inquéritos por questionário. A análise dos dados deste estudo permitiu-nos concluir que houve uma grande motivação manifestada pela participação ativa de todos os alunos envolvidos ao longo do desenvolvimento do projeto sendo que o uso das TIC, e mais concretamente a Linguagem de Programação Scratch de forma complementar ao trabalho do professor, pode ser um importante recurso didático em todo o processo de ensino-aprendizagem uma vez que permite aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. Não obstante, salienta-se também a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem.
- A prática instrumental no 3º Ciclo do Ensino Básico : o ensino da flauta de bisel aplicado à música pop-rockPublication . Santos, Hugo Renato SaraivaO presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na disciplina vocacional de Educação Musical numa turma de 7º ano da Escola Básica Afonso de Paiva, em Castelo Branco, ao longo do ano lectivo 2010/2011. Aqui, será abordado o tema: “A prática instrumental no 3º Ciclo do Ensino Básico – O Ensino da Flauta de Bisel aplicado à Música Pop-Rock”, tendo sido desenvolvido um método de ensino inovador com particular incidência na prática instrumental de flauta de bisel através de exemplos práticos, com a finalidade de se desenvolver uma investigação enquadrada na prática de ensino supervisionada. Poderá encontrar também relatos e reflexões sobre o nosso desempenho como docentes da disciplina de Educação Musical a alunos do 3º ciclo do ensino básico, assim como as planificações, partituras e reflexões de aula tendo por base a recolha de dados realizada em equipa pelo grupo de estágio e no contexto escolar, baseando-se fundamentalmente nas observações directas na sala de aula registadas em notas de campo, nos inquéritos (entrevistas e questionários) e na análise de documentos (interpretação das peças musicais distribuídas aos alunos, na sala de aula).