Browsing by Author "Silva, Neuza Carina Martins da"
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- Cidade, Escola e Explorações geométricas - um triângulo de aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Jorge, Fátima; Silva, Neuza Carina Martins daO estudo que se apresenta, desenvolvido numa turma de 4.o ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico, inseriu-se na problemática do potencial educativo presente na articulação entre as aprendizagens efetuadas em contextos formais e não-formais de ensino e procurou responder às seguintes questões: Em que medida a realização de atividades na interação entre contextos formais e não-formais contribui (1) para despertar a motivação para a aprendizagem matemática e (2) para a promoção da aprendizagem significativa da geometria (conteúdos e capacidades espaciais)? Dada a natureza da problemática e o facto de a investigação- ação decorrerem em paralelo com a finalidade de melhorar a prática docente e as aprendizagens dos alunos, optou-se por esta abordagem metodológica de índole qualitativa. Para a análise de dados recorremos à técnica de análise de conteúdo, com base em categorias previamente definidas. Os resultados obtidos no estudo sustentam que as atividades desenvolvidas na interação entre a sala de aula e o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco possibilitaram aos alunos construir novos conhecimentos relativos a figuras geométricas e desenvolver capacidades de visualização espacial. As tarefas implementadas e os recursos produzidos para os três momentos da visita de estudo – pré-visita, visita e pós-visita - revelaram-se articulados, promoveram a aprendizagem da geometria e estimularam o o interesse, a motivação e o empenho na realização de atividades matemáticas.
- Explorações geométricas na cidade : uma experiência de aprendizagem no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Neuza Carina Martins da; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesEste Relatório de Estágio é o resultado de toda a ação educativa desenvolvida no decurso da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório encontra-se organizado em três partes, sendo que todas elas se complementam e relacionam entre si. A primeira e a segunda parte são referentes à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida, respetivamente, em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Delas fazem parte, a caraterização das instituições em que desenvolvemos cada uma das práticas, do grupo de crianças com que trabalhámos, evidências das planificações construídas e implementadas, bem como a reflexão sobre a prática desenvolvida. A terceira parte reflete o desenvolvimento de uma investigação desenvolvida numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inserida na problemática da interação entre contextos formais e não-formais e orientada pelas seguintes questões: - Como relacionar do ponto de vista didático os contextos formais e não-formais por forma a fomentar aprendizagens significativas, ativas, socializadoras e integradoras de diferentes áreas curriculares no 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico; - Em que medida, a realização de atividades em espaços não-formais contribui para despertar uma maior motivação e promover a aprendizagem de conteúdos de Geometria e Medida e o desenvolvimento de capacidades de visualização espacial no 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico? A investigação inseriu-se num paradigma qualitativo e seguiu um desenho de Investigação-Ação. Quanto aos instrumentos de recolha de dados estes incluíram: observação participante, notas de campo, registo fotográfico, entrevista semiestruturada, questionário e registos produzidos pelos alunos. Já para análise dos dados usámos a análise de conteúdo tendo por base a definição prévia de categorias e dimensões de análise. Como técnica de validação recorremos à triangulação metodológica. A análise dos dados obtidos no estudo permitiram-nos concluir que as atividades desenvolvidas na interação entre a sala de aula e o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco possibilitaram aos alunos adquirir novos conhecimentos e fortalecer aprendizagens de índole curricular, com especial ênfase no desenvolvimento de capacidades de visualização espacial. As tarefas implementadas e os recursos produzidos para os três momentos da visita de estudo – pré-visita, visita e pós-visita - revelaram-se articulados e estimularam o gosto, o interesse, a motivação e o empenho dos alunos na realização de atividades matemáticas. Em suma, a visita de estudo realizada pelos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico proporcionou uma aprendizagem mais significativa das figuras geométricas e evidenciou a complementaridade dos contextos formal e não-formal.