Browsing by Author "Silva, Ricardo Filipe Amorim"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Projeto de criação de uma empresa de e-commerce : “O caso da Whomit”Publication . Silva, Ricardo Filipe Amorim; Carvalho, Pedro Manuel Rodrigues deO cenário pandémico causado pelo COVID-19, vivido desde o início de 2020, levou à necessidade de alterar diversas rotinas, no foro pessoal e profissional, na sociedade. Com a necessidade de confinamento por largos períodos, a prática de teletrabalho foi adotada por diversas empresas. As pessoas viram-se limitadas nos seus hábitos de consumo o que proporcionou que as compras online atingissem níveis nunca alcançados. Conforme é apontado no estudo E-commerce Report dos CTT (2021), categorias como entregas de comida em casa, material de escritório e mesmo as plataformas de streaming foram aquelas que viram as suas vendas atingir um maior crescimento. Assim, passados dois anos, os hábitos de consumo e o estilo de vida para muitos Portugueses, são completamente diferentes àqueles que tinham antes da pandemia. Dados do INE (2022) indicam que cerca de um milhão de portugueses trabalha hoje a partir de casa e é com este alinhamento que, numa perspetiva empreendedora, surge a ideia de criar a “Whomit”, uma marca que pretende servir este segmento de público, num formato de e-commerce, com uma oferta direcionada para as necessidades no teletrabalho, mas também para o desporto e lazer, sendo que cada vez mais assumimos o nosso lar como o “centro de operações” da nossa vida. A “Whomit” pretende ser uma referência neste segmento, proporcionando uma oferta de produtos alinhados com as necessidades dos seus clientes, assim como um plano de conteúdos que será partilhado nas suas redes sociais com temáticas relacionadas com o quotidiano do seu público-alvo. Após uma revisão da literatura e análises do mercado, foi construído um plano de negócios com base no posicionamento e na oferta da marca, definindo assim os objetivos e as estratégias de marketing a executar. O plano financeiro apresentado indica que o projeto evidencia uma perspetiva de rendabilidade positiva desde o primeiro ano, sem necessidade de um investimento elevado e com um payback period de um ano.