Browsing by Author "Taborda, Ana Raquel Quina"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aprender para além da escola… explorar os cinco sentidos no horto de Amato LusitanoPublication . Taborda, Ana Raquel Quina; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesO presente Relatório de Estágio apresenta o trabalho de ação educativa desenvolvido durante as unidades curriculares de Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico. O primeiro capítulo é constituído pela contextualização (estudo do meio, da instituição e da turma), organização e desenvolvimento das Práticas Supervisionadas (semanas de observação, planificações semanais e reflexões). O segundo capítulo é composto pela investigação “Aprender para além da escola… explorar os cinco sentidos no Horto de Amato Lusitano”. Esta investigação surge no contexto da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico devido à importância atribuída aos contextos não formais de educação para a promoção de aprendizagens no domínio curricular. Para esta investigação foram definidos os seguintes objetivos: conhecer o Horto de Amato Lusitano e explorar as suas potencialidades, através da temática dos cinco sentidos, na educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico; construir e avaliar recursos didáticos para a aprendizagem não formal no Horto de Amato Lusitano, que contribuam para o desenvolvimento de competências (conhecimentos, capacidades e atitudes) na área das Ciências; promover a interdisciplinaridade associada à educação em espaços não formais. A investigação, de natureza qualitativa, assumiu uma opção metodológica de investigação-ação, visto que a nossa investigação se insere diretamente nas problemáticas da prática e se desenvolve num ciclo de planificação, ação, observação e reflexão que pretendemos continuar, em espiral, na nossa prática futura. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizámos a observação direta participante, as notas de campo, o registo fotográfico, os registos das crianças (desenhos e textos) e a entrevista semiestruturada. O desenvolvimento desta investigação permitiu concluir que a realização das atividades no Horto de Amato Lusitano contribuiu para a promoção de importantes aprendizagens – ao nível conceptual, das capacidades, atitudes e componente afetiva – e para a integração das áreas de Ciências (Estudo do Meio) e Matemática.
- Aprender para além da escola… explorar os cinco sentidos num contexto de educação não formal com alunos do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Paixão, Fátima; Jorge, Fátima; Taborda, Ana Raquel Quina; Heitor, Ana Filipa de MatosArticular a educação com os processos de formação dos indivíduos como cidadãos, ou articular a escola com a comunidade educativa de um território é uma demanda da sociedade atual. Esta perspetiva aponta que a educação não formal, entendida como aquela que ocorrendo fora da escola tem intenção de ensinar e de desenvolver aprendizagens mais relevantes, permite enquadrar as crianças e as suas aprendizagens no meio natural e social envolvente, favorece uma abordagem mais contextualizada do processo de ensino-aprendizagem e conduz à formação de cidadãos mais despertos para o mundo. O estudo que se apresenta, inserido na problemática da interação entre educação formal e não formal, desenvolvido com alunos de 2.º ano de escolaridade no âmbito da prática de ensino supervisionada, visou dar resposta à seguinte questão: De que forma a exploração do tema “os cinco sentidos”, no Horto de Amato Lusitano, através da realização de atividades de cariz prático, contribui para a aprendizagem das Ciências? Adotou-se uma metodologia de investigação-ação de índole qualitativa, implicando o uso de diversas técnicas de recolha de dados e a definição de categorias de análise. Da análise dos resultados sobressaem como conclusões que: os alunos compreenderam as potencialidades dos seus sentidos, apercebendo-se da importância para a sua vida; as aprendizagens foram bastante ricas e abrangentes, ao nível da aquisição de conceitos, do desenvolvimento de capacidades científicas e da componente afetiva e relacional.
- O lobo, a ovelha e a couve : do jogo em contexto não formal ao problema em sala de aulaPublication . Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Heitor, Ana Filipa de Matos; Taborda, Ana Raquel QuinaApresenta-se parte de um estudo, inserido na problemática da interação entre contextos de educação formal e não formal, desenvolvido com alunos de 2º ano de escolaridade no âmbito da prática de ensino supervisionada e que inclui como objetivo analisar em que medida envolver os alunos na realização de tarefas de natureza problemática, apresentadas de modo lúdico num contexto de educação não formal, se repercute na motivação para a realização de atividade matemática e na aprendizagem. Adotou-se uma metodologia de investigação-ação de índole qualitativa, implicando o uso de diversas técnicas de recolha de dados, a definição de categorias de análise e o recurso à triangulação metodológica como técnica de validação. A análise dos resultados evidenciou que o caráter lúdico que a tarefa assumiu contribuiu para o entusiamo e empenho com que os alunos se envolveram na sua resolução nos dois contextos. Sobressai ainda a compreensão das condições do problema, a verificação da adequação da estratégia usada e a promoção de capacidades de raciocínio e de resolução de problemas.
