Browsing by Author "Teixeira, Pedro Mota"
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- A identidade visual corporativa do IPCAPublication . Martins, Nuno; Teixeira, Pedro Mota; Ferreira, AntónioNeste artigo é apresentado um caso de estudo exploratório sobre a nova identidade visual do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). O IPCA é uma instituição de ensino superior público e uma das suas fortes apostas tem sido o Design, em particular com a criação daEscola Superior de Design (ESD), em 2015.A criação da ESD fez crescer a responsabilidade do Design no instituto e na região do norte do país. Umas das primeiras ações da ESD foi o de avaliar a imagem gráfica do IPCA e o de estudar uma nova proposta de identidade.No presente artigo apresenta-se o supracitado estudo, em que o principal objetivo foi o de desenvolver um sistema de identidade coerente, que refletisse a história e valores da instituição, e respondesse às necessidades atuais de comunicação global, multimeios e interativa. Depois de um trabalho de auscultação da comunidade IPCA de modo a perceber o que unia e distinguia as diferentes áreas da instituição, procurou-se desenhar uma identidade sólida e versátil, que permitisse uma possível ampliação, tal como veio a acontecer, com sucesso, em 2017, na altura da criação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo.
- As tecnologias seminais da animaçãoPublication . Ferreira, António Manuel Rodrigues; Brandão, Daniel da Cruz; Teixeira, Pedro Mota; IPCB. ESARTO presente artigo apresenta uma revisão de literatura sobre as tecnologias seminais que moldaram o início da imagem em movimento, com ênfase na animação. Embora a história da animação seja frequentemente analisada sob a ótica de técnicas e estilos, as tecnologias subjacentes têm recebido atenção particularmente reduzida. Este estudo, portanto, procura clarificar as origens das tecnologias que tiveram implicação direta na existência da animação, bem como as suas inter-relações e impactos no desenvolvimento deste campo. Inicialmente, explora-se o surgimento de tecnologias primitivas, como a roda, a lanterna mágica, os brinquedos óticos e as câmaras de animação, que expandiram as possibilidades narrativas e visuais do cinema. Em seguida, analisa-se o impacto da eletrónica, desde os primeiros tubos de raios catódicos (CRT) até os sintetizadores de vídeo. Por fim, aborda-se a revolução digital, desde os primeiros computadores e imagens digitais até à animação 3D poligonal, evidenciando o papel das inovações computacionais na transformação da linguagem visual contemporânea. O estudo pretende destacar a relevância dessas tecnologias pioneiras, que possibilitaram a exploração de novas formas de expressão artística, consolidando a animação como um campo dinâmico e interdisciplinar.