Browsing by Author "Tejada, Maria Nunes Nina Carreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Música portuguesa para jovens pianistas (1904-2022) : proposta de coletânea pedagógicaPublication . Tejada, Maria Nunes Nina Carreira; Fonte, Vera Maria Seco Afonso da; Nascimento, João Francisco Rocha Pereira doO presente relatório insere-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Música e compreende duas partes distintas. A primeira consiste na apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada, aplicada em contexto de estágio e que teve lugar na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, durante o ano letivo de 2022/2023. A segunda descreve o projeto de investigação no qual foram recolhidas, analisadas e preparadas obras de compositores portugueses dos séculos XX e XXI adequadas para jovens pianistas do 1º ao 5º grau, culminando na elaboração de uma coletânea e guia pedagógico. A necessidade de disseminar obras portuguesas destinadas ao jovem pianista, bem como a relativa escassez de edições comentadas com uma perspetiva pedagógica, analítica e crítica sobre o seu conteúdo musical, constituíram os estímulos para a presente investigação. A coletânea e guia pedagógico resultantes envolvem um conjunto de 21 obras, escritas entre 1904 e 2022, de 17 compositores portugueses que escreveram no âmbito do universo infantil, a partir das quais foram selecionados 30 andamentos. Estes organizam-se em sete grupos temáticos com vista a uma progressão musical e reflexiva. Pretende-se com este material didático a realização de uma nova coletânea que poderá contextualizar o aluno, contribuindo para a inclusão de música portuguesa na sua formação. A temática e conteúdo da coletânea foram inspirados na notável pianista Olga Prats (1938-2021), figura ímpar do panorama pianístico português, servindo como inspiração para o seu título: “Olga Prats: a borboleta melódica que desperta das asas da imaginação”. No guia que acompanha cada peça destacam-se os aspetos pedagógicos e é incluída uma análise, proporcionando ao aluno um contexto e interpretação informada. Como elemento essencial do projeto, foram consultados sete pianistas e pedagogos reconhecidos, detentores de um vasto conhecimento de repertório português, com o intuito de recolher perspetivas centradas na música portuguesa no âmbito da prática pianística, assim como na sua aplicação pedagógica e a relevância da abordagem deste tipo de obra no ensino do piano. Foram ainda implementadas quatro obras de distintos compositores, em contexto escolar, adequadas às caraterísticas individuais de cada aluno. Estes demonstraram interesse nas peças apresentadas e expressaram opiniões positivas acerca da sua inclusão nas escolas, revelando vontade em conhecer melhor os compositores nacionais.