Browsing by Author "Tomaz, Michele Melfi"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O ciclo Quatro Cantigas de Camargo Guarnieri : uma análise interpretativaPublication . Tomaz, Michele Melfi; Santos, João Paulo Janeiro dos; Matos, Maria Elisabete da SilvaTendo em conta que ainda hoje existem lacunas na discussão da problemática do canto em língua portuguesa, uma discussão sobre a vocalidade proposta pelo repertório de canções brasileiras do século XX, bem como questões estéticas e textuais, mostra-se relevante. Desta forma, o presente trabalho realiza um estudo sobre o ciclo Quatro Cantigas, do compositor paulista Camargo Guarnieri, apontando ferramentas e possibilidades para sua interpretação. O trabalho apresenta-se em três capítulos, além de introdução e conclusões. Do primeiro capítulo constam um breve panorama do desenvolvimento da música brasileira e do tecido musical da São Paulo do início do século XX, altura em que Guarnieri passa a viver na cidade. Ainda no sentido de contextualizar o meio em que esteve inserido o compositor, discorrer-se-á sobre o movimento Nacionalista. O segundo capítulo trata da vida e obra de Camargo Guarnieri, além de fazer referência a Sílvio Romero, responsável pela recolha dos textos folclóricos utilizados pelo compositor. O terceiro capítulo traz uma breve análise sob parâmetros musicais e uma análise textual, bem como um levantamento de questões técnico-vocais e interpretativas relativas às Quatro Cantigas. A pesquisa pretende, ainda, partindo da análise específica realizada com este ciclo, contribuir para a discussão acerca da abordagem do repertório da canção brasileira de uma maneira geral.
- A consciencialização da técnica vocal no coro de câmara juvenil : conceitos técnicos e sua abordagem no repertórioPublication . Tomaz, Michele Melfi; Alves, Mario João da SilvaO presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas e complementares. A primeira parte é constituída por uma apresentação da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu durante o ano letivo de 2017/18 no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, nas disciplinas de Educação Vocal e Coro de Câmara. A segunda parte, por sua vez, trata do Projeto de Ensino Artístico que se articulou com a classe de música de conjunto. Este projeto propõe-se a identificar quais foram os resultados obtidos no grupo, ao fim de um período de trabalho de seis meses. Durante esse período foram trabalhados aspectos técnicos específicos – como a consciência do apoio, colocação da voz, esforço relacionado à emissão de notas em determinado registo - bem como exercícios e repertório escolhido para o efeito. As questões a colocar são, portanto: - Quais foram os resultados obtidos após um período de seis meses de trabalho de técnica vocal, associado à prática do Coro de Câmara Juvenil do Conservatório Regional do Algarve? - Como e quais os aspectos que a técnica vocal pode trazer em termos de desenvolvimento para os cantores deste grupo, relativamente à percepção e consciência corporal, conforto na emissão do som, e outros? - Como realizar um trabalho técnico eficaz com o tempo disponível, que muitas vezes é escasso?