ESALD - Pósteres em encontros científicos/técnicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESALD - Pósteres em encontros científicos/técnicos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 80
Results Per Page
Sort Options
- CistografiaPublication . Rodrigues, FranciscoA cistografia é um método de diagnóstico, em que se recorre à introdução de um líquido a nível da bexiga, a fim de a preencher e possibilitar, através de RX o seu estudo. É actualmente muito utilizado principalmente em crianças que apresentam infecções urinárias de repetição, com o objectivo de rastrear entre refluxo e mal formações. Apesar de todos os avanços conseguidos pela ciência, existem, como em qualquer outro método de diagnóstico invasivo, riscos associados: Infecção Urinária; Retenção de Urina; Hematúria; Irritação ao urinar (devido à entrada da sonda);
- Pneumonia por pneumocystis jiroveciPublication . Rodrigues, FranciscoA Pneumonia por Pneumocystis jiroveci surge como uma patologia oportunista, muito frequente de indivíduos, principalmente daqueles infectados com VIH que entram na fase de SIDA. Devido aos tratamentos aplicados e mesmo da profilaxia que, habitualmente, estes doentes fazem, têm-se desenvolvido manifestações atípicas da doença, assim como alterações na história natural e nas imagens radiológicas. É uma patologia bastante de bastante difícil tratamento, principalmente pela sua confluência com outras patologias e pelo estado débil que os seus portadores habitualmente apresentam.
- A importância do conhecimento dos profissionais de saúde na preservação de evidências médico-legais: contributo dos gabinetes médico-legaisPublication . Lourenço, IsabelCom a recente evolução e modificação na organização do sistema de medicina legal em Portugal, e com a crescente criminalidade, desejamos saber junto dos profissionais de saúde, num hospital distrital, onde ainda não se encontrava em funcionamento o gabinete médico-legal, quais as dificuldades com que se deparam no seu dia a dia, quando têm de atender e observar vítimas dos vários tipos de agressões, mas principalmente a sexual. Pretendemos também constatar que conhecimentos possuem sobre a matéria, e quando e onde os adquiriram. Para tal, realizamos um inquérito à população da urgência do Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, nomeadamente aos médicos e enfermeiros, que aí prestam serviço.
- Comportamentos toxicodependentes na SIDAPublication . Rodrigues, FranciscoHá uma grande associação entre a SIDA e os hábitos de consumo de drogas endovenosas, sendo importante percebermos esta associação e os riscos inerentes.
- Hábitos alimentares de utentes adultos do centro de saúde de Castelo BrancoPublication . Martins, Maria do Céu Antunes; Sebastião, Ana Luísa Fidalgo PiresEm Portugal têm vindo a revelar-se alguns erros alimentares praticados por grande parte da população. Esses erros cometem-se por excesso de ingestão de certo tipo de alimentos que, consequentemente, levam a problemas no organismo, como é o caso da obesidade, diabetes, hipertensão arterial, entre outras doenças.
- Parvovírus B19Publication . Rodrigues, FranciscoParvovírus são pequenos vírus, cuja designação deriva do latim parvus. Possui duas subfamílias: Parvovirinae e Densovirinae. A subfamília Parvivirinae possui três géneros: Parvovirus, Eritrovirus e Dependovirus. Apenas o género Eritrovirus possui um vírus potencialmente patogénico para o ser humano, o parvovirus B19.
- O síndrome de BurnoutPublication . Rodrigues, FranciscoO síndrome de Burnout aparece como uma patologia associada à vida moderna, pois é o resultado de uma série de condicionantes negativos que as pessoas retiram do seu trabalho e que se repercute na sua vida diária, nomeadamente na sua saúde psíquica. È constituído por três sub-escalas, das quais também importa a sua avaliação individual São o cansaço emocional, a despersonalização e a eficácia profissional. Objectivos: Avaliar os níveis de Burnout nos Docentes da Escola Superior de Saúde Doutor Lopes Dias (ESALD). Material e Métodos: Foram estudados 25 Docentes da ESALD, aos quais foi aplicado o inquérito MBI-P (Maslach e Jackson, 1986), com o objectivo de avaliar os seus níveis de Burnout, bem como os valores obtidos para cada uma das suas três sub-escalas. Resultados: Obtiveram-se valores de Burnout, tanto individualmente como nas suas três sub-escalas (cansaço emocional, despersonalização e eficácia profissional), muito animadores e indicadores de um bom estado de empatia com o trabalho, não tendo nenhum dos docentes apresentado valores elevados, sendo a média de 52,52 pontos e o desvio padrão de 9,84 pontos (o máximo possível é de 132 e o mínimo de 0). O cansaço emocional obteve uma média de 14,40 pontos e um desvio padrão de 7,57 (o máximo possível é de 54 e o mínimo de 0), a despersonalização ficou-se por uma média de 3,80 pontos e um desvio padrão de 3,30 (máximo possível é de 30 e o mínimo de 0 pontos) e a sub-escala eficácia profissional obteve uma valor médio de 34,32 pontos, com um desvio padrão de 4,34 pontos (máximo possível de 48 pontos e mínimo de 0 pontos). Conclusão: Com a realização deste trabalho podemos concluir que não existe nenhum docente com valores de Burnout preocupantes, que o pudessem relacionar com o síndrome de “estar queimado”.
- Conhecimentos dos enfermeiros face ao VIH/SIDAPublication . Rodrigues, Francisco; Barroso, AnaIntrodução: O conhecimento que os Enfermeiros possuem acerca de uma determinada patologia é fundamental para a sua metodologia de atuação. Objetivos: Avaliar o conhecimento que os enfermeiros do hospital Sousa Martins possuem acerca do VIH/SIDA. Material/Métodos: Aplicação de um inquérito (HIV-Knowledge Questionnaire), com avaliação das respostas corretas, entre 0% e 100% (correspondente respetivamente a 0 respostas certas e a todas as 62 respostas corretas). A percentagem obtida é proporcional ao conhecimento demonstrado. População: 157 enfermeiros do Hospital Sousa Martins, Guarda. Resultados: Os elementos da amostra obtiveram uma média de 82,7% de respostas certas, sendo o máximo de conhecimento obtido de 96,8% e o mínimo de 44,8%. A mediana situou-se nos 83,9%. Verificou-se que o sexo masculino obteve uma média de 83,4% e o sexo feminino de 82,5%. Conclusões: Os homens surgem com valores de conhecimento ligeiramente mais elevados, face às mulheres, contudo esta diferença não se apresenta como significativa. No cômputo geral o valor obtido, apesar de satisfatório, situa-se algo abaixo de alguns estudos internacionais com amostras semelhantes.
- Doenças virais associadas à toxicodependênciaPublication . Rodrigues, FranciscoExiste uma clara associação entre o consumo de drogas por via endovenosa e a existência de doenças concomitantes, nomeadamente virais. Neste trabalho pretende-se abordar a epidemiologia das principais doenças associadas, numa população específica.
- O engagement nos docentes da ESALDPublication . Rodrigues, Francisco; Barroso, AnaO engagement representa as qualidades positivas que os seres humanos conseguem retirar do seu trabalho. É constituído por três sub-escalas, das quais também importa a sua avaliação individual São a dedicação, a absorção e o vigor. Objectivos: Avaliar os níveis de engagement nos Docentes da Escola Superior de Saúde Doutor Lopes Dias (ESALD). Material e Métodos: Foram estudados 25 Docentes da ESALD, aos quais foi aplicado o inquérito Ultrech Work Engagement Scale (Shaufeli, Salanova, Gonzáles-Romá, Bakker, 2002 ), cujo objectivo é a avaliação do engagement e das suas três sub-escalas. Resultados: Obtiveram-se valores de engagement, tanto individualmente como nas suas três sub-escalas (dedicação, a absorção e o vigor), muito animadores e indicadores de um bom estado de empatia com o trabalho, não tendo nenhum dos docentes apresentado valores baixos, sendo a média de 64,84 pontos e o desvio padrão de 12,96 pontos (o máximo possível é de 81 e o mínimo de 26). A dedicação obteve uma média de 24,32 pontos e um desvio padrão de 5,72 (o máximo possível é de 30 e o mínimo de 6), a absorção ficou-se por uma média de 21,92 pontos e um desvio padrão de 4,04 (máximo possível é de 28 e o mínimo de 14 pontos) e a sub-escala vigor obteve uma valor médio de 18,60 pontos, com um desvio padrão de 5,62 pontos (máximo possível de 27 pontos e mínimo de 5 pontos). Conclusão: Com a realização deste trabalho podemos concluir que há uma relação positiva entre o trabalho desempenhado e o docente, uma vez que este consegue retirar positividade do seu desempenho profissional.
