ESACB - Artigos em revistas com arbitragem científica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESACB - Artigos em revistas com arbitragem científica by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 443
Results Per Page
Sort Options
- Projecto de extensão rural na Cova da BeiraPublication . Krieger, M.; Simões, M.P.Na zona agrária da Cova da Beira foi implementado o novo sistema de extensão rural cujo objectivo principal é a transferência de tecnologia de irrigação para explorações agrícolas. Com base na experiência vivida, demonstrou-se que, num curto período de tempo, e através de uma exploração agrícola intensiva e aplicada sistematicamente, envolvendo o treino e a participação activa do grupo objectivo, podem obter-se consideráveis acréscimos de rendimento e melhoria de condições de vida em explorações do tipo familiar. A disponibilidade de crédito por curtos períodos de tempo, assim como de factores de produção e facilidades de mercado são factores essenciais para a continuação e desenvolvimento de um projecto de extensão.
- O melhoramento de pastagens de sequeiro, em olivais marginais, na região de Castelo BrancoPublication . Almeida, J.P.F.Na Qta. N. S. de Mércules da ESACB instalou-se um ensaio de técnicas de melhoramento de pastagens de sequeiro, sob coberto de olival. Os tratamentos estabelecidos foram: A – pastagem semeada com mobilização total; B – pastagem semeada com uma mobilização mínima e densidade de sementeira reduzida, tendo em vista o aproveitamento das espécies espontâneas existentes; C – pastagem natural fertilizada; D – pastagem natural (testemunha); E – testemunha para produção de azeitona. O objectivo foi determinar qual a técnica de melhoramento das pastagens mais adaptada e qual o seu efeito na produção de azeitona. O solo onde está instalado o ensaio é de origem corneano-xistosa, pobre e matéria orgânica, ácido, com níveis altos de fósforo e potássio. O ensaio foi realizado em blocos completos casualizados, com 3 repetições. Neste trabalho apresentam-se os resultados dos dois primeiros anos de ensaio, relativos aos tratamentos A a D. Encontraram-se diferenças significativas (P<0,01) na produção toral de MS, entre os vários tratamentos, sendo de referir a resposta de pastagem natural à fertilização. Em relação aos teores de proteína bruta e aos valores da digestibilidade «in vitro» da MS, os tratamentos A e B revelaram-se significativamente superiores (P<0,05 para ambos os parâmetros).
- Effect of GnRH pulse infusion on LH profiles and ovarian follicle populations at 7 weeks post partum in beef cows in different body conditionsPublication . Andrade, L.P.; Rhind, S.M.; Wright, I.A.; McMillen, S.R.; Whyte, T.K.An experimente was conducted to test the hypothesis that post partum anoestrus in beef cows is prolonged in low condition cows because of a reduced LH pulse frequency.
- Effect of bovine somatotropin (growth hormone) treatment on gonadotropin profiles and ovarian follicle populations during the postpartum period in beef cows in low body conditionPublication . Andrade, L.P.; Rhind, S.M.; Wright, I.A.; McMillen, S.R.; Whyte, T.K.The effect of growth hormone on ovarian follicle development and on associated gonadotropin profiles was investigated.
- Efeito da infusão de GnRh nos perfis de LH e na população de folículos ováricos às 7 semanas pósparto em vacas de carne em diferente condição corporalPublication . Andrade, L.P.; Rhind, S.M.; Wright, I.; McMillen, S.R.Foi realizada uma experiência com o objectivo de testar a hipótese do anestro pósparto ser superior em vacas de carne em baixa condição corporal (CC) devida a uma reduzida libertação de LH. Vacas Blue—grey (Shorthorn x Galloway) parindo quer em baixa CC (grupo B constituído por 24 animais, CC média de 2,07 (s.e.±0,05) quer em alta CC (grupo A constituído por 12 animais, CC média de 2,81 (s.e. ±0.08)) foram alimentadas de modo a manterem a CC após o parto. Das 5 às 7 semanas pósparto, metade das vacas do grupo B foram submetidas a uma infusão com 2 µg de GnRH em 2 ml de uma solução salina (G) cada 2 horas, tendo-se conseguido induzir ovulação em 10 das 12 vacas. Todas as outras vacas foram submetidas a uma infusão só com uma solução salina (S) durante o mesmo período e a ovulação foi induzida somente em 1 das 12 vacas em alta CC e em uma das 11 vacas em baixa CC. Os perfis de libertação de gonadotrofinas, a frequência e a amplitude da libertação de LH, não foram afectados, quer pela infusão com GnRH, quer pela CC. O número de folículos pequenos (3-7,9 mm de diâmetro) e grandes (> 8mm de diâmetro) presentes à 7.ª semana pósparto, o número de receptores para a LH na teca e na granulosa e de FSH na granulosa, bem como o número de células da granulosa presentes nos folículos grandes à 7.ª semana pósparto, não evidenciam diferenças significativas (P>0,05). As concentrações intrafoliculares de estradiol, testosterona e de IGF-I nos folículos grandes, à 7.ª semana pósparto, não foram significativamente afectados, nem pela infusão de GnRH, nem pela CC. Contudo, observou-se uma tendência para elevadas concentrações de estradiol em vacas em alta CC quando comparada com vacas em baixa CC. Os resultados sugerem que a infusão de GnRH acelerou o processo de desenvolvimento folicular nas vacas em baixa CC ; outros factores além da CC poderão estar envolvidos do desenvolvimento folicular.
- Utilização de colostro no aleitamento de vitelos com um dia de interrupção semanal no fornecimento do alimento lácteoPublication . Leandro, Maria de Lurdes; Rodrigues, A.M.Com o objectivo de estudar o efeito da supressão de uma das sete refeições semanais de alimento lácteo, ao domingo a partir do segundo fim de semana de vida, no desenvolvimento, ingestão de alimento e de água e no índice de conversão de vitelos Holstein Friesian durante os 28 dias de aleitamento e nos 14 primeiros dias após o desmame, foram constituídos dois grupo com 6 vitelos cada um, provenientes do efectivo bovino leiteiro da ESACB, homogéneos em relação ao peso ao nascimento, sexo e número de parto da mãe. Os vitelos do Grupo 1 (G1) tiveram um regime alimentar normal enquanto os vitelos do Grupo 2 (G2) apenas receberam alimento lácteo 6 dias por semana. Em ambos os grupos os animais ingeriram, como alimento lácteo substituto do leite materno, colostro fermentado naturalmente à temperatura ambiente de Outono/Inverno. Devido à supressão de uma refeição de colostro, o consumo diário de matéria seca (IMS) do colostro foi maior (P<0.05) nos vitelos do G1 (344.20 g/dia±1.06) do que nos vitelos do G2 (302.17 g/dia±13.29). No entanto a IMS total foi semelhante nos dois grupos sendo para o G1 e G2 respectivamente de 823.43 (±113.62) e 838.04 g/dia (±150.43) (P>0.05), o que indica ter havido uma substituição da IMS do colostro por IMS do concentrado. Como seria de esperar os vitelos do G2, no dia da interrupção na distribuição de colostro, beberam significativamente mais água (P<0.05) (4.38 Kg/dia±0.27) do que os vitelos do G1 (2.63 Kg/dia±0.32) no mesmo dia. A supressão da refeição de colostro parece não ter afectado o crescimento dos vitelos uma vez que os animais dos dois grupos tiveram, durante o aleitamento, ganhos de peso diário (GPD) semelhante (P>0.05) sendo de 0.438 Kg/d (±0.142) para G1 e de 0.420 Kg/d (±0.099) para o G2. Nos primeiros 14 dias após o desmame o GPD foi ligeiramente superior (P>0.05) no G2 (0.899 Kg/d ±0.171) quando comparado com o G1 (0.833 Kg/d±0.220). O índice de conversão alimentar (IC) foi igual durante o aleitamento sendo para o G1 e G2, respectivamente de 1932.56 (±507.13) e de 1966.24 gMS/Kg de peso ganho (±268.39) (P>0.05). No entanto, após o desmame, o IC foi favorável ao G2 em relação ao G1 sendo respectivamente de 1899.35 (±312.67) e de 2311.85 gMS/Kg de peso ganho (±792.13) (P>0.05). Ao fazermos o estudo económico dos dois sistemas de aleitamento verificamos uma redução de 9% nas despesas com o aleitamento dos vitelos do G2. A ser implementada esta técnica permitiria diminuir a mão-de-obra ao domingo, numa exploração de bovinos de leite.
- Efeito da incorporação simultânea de lamas celulósicas e estrume de aviário sobre os teores de Ca e Mg apresentados pelo solo e pelo azevémPublication . Carneiro, J.P.; Santos, J. Quelhas dosEfectuou-se um ensaio em vasos com o objectivo de avaliar, entre outros aspectos, a influência da aplicação de diferentes doses de lamas celulósicas (0,30,60, 90 e 120 t ha-1) e/ou estrume de galinhas poedeiras (0, 2, 4, e 6 t ha-1) sobre os teores de Ca e Mg apresentados, quer por um solo Pg (pardo litólico não húmico de granito) ácido e pobre em matéria orgânica, quer pela parte aérea de plantas de azevém cultivadas nesse mesmo solo. Os resultados obtidos mostram haver aumentos dos teores de Ca e Mg no solo com a adição de quantidades crescentes de ambos os resíduos, ainda que tal aumento possa não assumir a mesma relevância quando a aplicação se processa de forma simultânea. Efectivamente, uma incorporação de pequenas quantidades de estrume (até t ha-1), juntamente com doses mais elevadas de lamas (superiores a 30-60 t ha-1 ), origina um decréscimo na disponibilidade de ambos os nutrientes em relação ao que se verifica com a aplicação só de lamas. Por outro lado, e ao contrário do que se poderia supor inicialmente, a relação Ca/Mg, ainda que aumente, não evolui de forma a afectar a absorção de Mg por parte das plantas, ainda que os valores obtidos para a relação Ca2+/Mg2+ possam aconselhar prudência na utilização de lamas em culturas mais exigentes em Mg, ou quando se incorporem lamas mais ricas em Ca e/ou mais pobres em Mg que as utilizadas no ensaio.
- Influência da rega com água residual urbana nos teores em Ca, Mg e Na no solo e no azevémPublication . Monteiro, M.C.H.; Pinto, F.C.; Santos, J. Quelhas dosCom o objectivo de avaliar a influência da rega com águas residuais urbanas depuradas (A.R.) no teor em Ca, Mg e Na das forragens, bem como sobre o nível desses elementos no solo, efectuou-se um ensaio em vasos com o azevém (Lolium multiflorum Lam.), cultivado num solo Pg (pardo litólico não húmico de granito). Verificou-se que a rega com A.R. poderá ter um efeito depressivo no teor em Ca da forragem (gramínea), que conduziu a um aumento no seu teor em Na e que é susceptível de levar a um progressivo aumento do seu teor em Mg. A diluição da A.R. e a calagem conduziram à obtenção de plantas com uma relação sódio /cálcio mais favorável. A rega com A.R. provocou um aumento do teor em sódio de troca e da condutividade eléctrica do solo, não tendo o teor em cálcio e magnésio de troca sofrido alteração significativa.
- Infusion of GnRH pulses and level of body condition on ovarian function in postpartum beef cowsPublication . Andrade, L.P.; Rhind, S.M.; Wright, I.A.; McMillen, S.R.; Goddard, P.J.; Bramley, T.A.An experiment was conducted to test the hypothesis that postpartum anoestrus in beef cows is prolonged in cows in low body condition (BC) because they have a reduced LH pulse frequency compared with cows in high BC. Thirty-six multiparous Blue-Grey (White Shorthorn x Galloway) cows were fed so that they calved in either low (L) (BC score 2.07; SE 0.05; n = 24) or high (H) (BC score 2.81; SE 0.08; n = 12) body condition. (…)
- Metodologia para optimização dos parâmetros da infiltração em rega de superfície utilizando informação de campoPublication . Duarte, A.C.; Sousa, Pedro Leão deAs características de infiltração do solo são de importânciadeterminante no estudo dos métodos de rega de superfície nos quais se inclui o processo de rega por canteiros de nível. A sua deficiente avaliação poderá levar a uma incorreta análise e gestão deste processo de rega.