Browsing by Issue Date, starting with "2001-10"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A importância da actividade experimental na educação em ciência : tempo de reapreciação do trabalho experimental na escolaPublication . Paixão, FátimaNeste artigo faz-se uma reflexão, fundamentada na análise de prática pedagógica de futuros professores, sobre a necessidade da alteração do ensino experimental, de uma perspectiva emprirista indutivista para uma perspectiva nacionalista pós positivista.
- Meios informáticos e resolução de problemas no ensino experimentalPublication . Gil, HenriqueOs meios informáticos conquistaram a sociedade dadas as suas potencialidades serem reconhecidas por todos, cujo valor atingiu o seu máximo expoente através do bem conhecido ‘bug do ano 2000’. No entanto, em contexto educativo a utilização dos meios informáticos ainda não atingiu a qualidade de ‘imprescindível’ no processo de ensino e de aprendizagem. Por outro lado, existe uma quase total unanimidade em estabelecer uma relação directa e ‘natural’ entre o ensino das ciências e o ensino experimental. Contudo, apesar de todo este clima favorável, a utilização de actividades experimentais não tem sido tão amplamente implementada como seria desejável. Se por um lado, os professores de ciências referem que as actividades experimentais ‘gastam’ demasiado tempo e como tal não propiciam a sua concretização, por outro lado, para tentar optimizar o tempo disponível, a grande maioria das actividades experimentais servem para ilustrar e/ou demonstrar a teoria, facto que não se torna muito atractivo tanto para professores como para alunos. Neste sentido, a presente comunicação visa apresentar uma sugestão (para discussão) de forma a que se promova a utilização de meios informáticos (sensores) através de uma metodologia pela resolução de problemas.
