Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Meios informáticos e resolução de problemas no ensino experimental

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
HG_meios informaticos e resoluçao.pdf5.27 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os meios informáticos conquistaram a sociedade dadas as suas potencialidades serem reconhecidas por todos, cujo valor atingiu o seu máximo expoente através do bem conhecido ‘bug do ano 2000’. No entanto, em contexto educativo a utilização dos meios informáticos ainda não atingiu a qualidade de ‘imprescindível’ no processo de ensino e de aprendizagem. Por outro lado, existe uma quase total unanimidade em estabelecer uma relação directa e ‘natural’ entre o ensino das ciências e o ensino experimental. Contudo, apesar de todo este clima favorável, a utilização de actividades experimentais não tem sido tão amplamente implementada como seria desejável. Se por um lado, os professores de ciências referem que as actividades experimentais ‘gastam’ demasiado tempo e como tal não propiciam a sua concretização, por outro lado, para tentar optimizar o tempo disponível, a grande maioria das actividades experimentais servem para ilustrar e/ou demonstrar a teoria, facto que não se torna muito atractivo tanto para professores como para alunos. Neste sentido, a presente comunicação visa apresentar uma sugestão (para discussão) de forma a que se promova a utilização de meios informáticos (sensores) através de uma metodologia pela resolução de problemas.

Description

Keywords

Sensores Ensino experimental Meios informáticos

Pedagogical Context

Citation

GIL, Henrique (2001) - Meios informáticos e resolução de problemas no ensino experimental. In IX Encontro Nacional de Educação em Ciência. Viseu, Instituto Politécnico. 18-20 de Outubro.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue