Browsing by Issue Date, starting with "2007-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Da ética da certeza à ética dos valores pós-modernosPublication . Martins, Ernesto CandeiasO autor pretende reflectir sobre dois pontos básicos no contexto da modernidade e pós-modernidade: a ética do dever ou da certeza absoluta e a ética do pós-dever ou da ‘incerteza moral’ (pós-moralidade). Primeiramente abordará o conceito da ‘pós-modernidade’ no campo filosófico e ético, apoiando-se no cenário da sociedade global e do conhecimento, que leva o homem a ser pós-moderno sem o saber e a viver mais nas incertezas (relativismo ético), que nas ‘certezas absolutas’ da modernidade. Em seguida analisa alguns argumentos da ética da pós-modernidade, que é um efeito da filosofia pós-moderna, destacando a posição de Lipovestky ao recorrer a éticas inteligentes e aplicadas (ética indolor), que foi motivo de críticas de L. Ferry que se apoia no ‘sacrifício’ e de Z. Bauman que recorre à ética da responsabilidade contra o individualismo. Termina por propor uma reorganização axiológica na aurora do novo milénio, revalorizando o homem e o seu ‘estar no mundo’.
- e-Learning as a «magical» way to teach and learn in a modern world?!Publication . Gil, HenriqueEvery technical novelty brought new hopes for education. Nowadays we are witnessing and we also feel a huge pressure to use e-Learning platforms. It is consensual that e-learning can introduce different ways to teach and learn because new approaches can be introduced within the educational context. But e-learning can only be just a new and different technological device… Virtual communities are important in this new educational environment because it is very easy to exchange information and data. However, its growth and maintenance will require from teachers and students new ways of working. It is possible to argue that e-learning may promote real «knowledge transaction» among the members of the virtual communities? This paper aims to reflect and discuss the main advantages, difficulties and limitations of e-learning in order to promote and adequate an efficient use under a strong pedagogical approach.
- Epistemologia das possibilidades educativas : reconstruir o conhecimento pedagógicoPublication . Martins, Ernesto CandeiasAs teorias da educação não têm dado muita atenção aos fenómenos e às questões de prática pedagógica nos diversos contextos educativos, pois há uma falta de enquadramento nas estruturas ordenadas e coerentes e de fundamentação epistemológica, devido à complexidade, ao caos e à falta de um estatuto teórico mais adaptado a essas novas situações de prática pedagógica actuais. Desde a complexidade educativa haverá que reconstruir o conhecimento pedagógico, reconduzindo a aprendizagem dos alunos a novas práticas (aprendizagem de labirinto, aprendizagem interpretativa, aprendizagem criativa, autogestão educativa, investigação-acção, hipertexto, educação ambiental, etc.). O autor admite a possibilidade de novas teorizações sobre a educação (reconstrução das teorias da educação) ajustadas às características de educabilidade e da educação/formação dos novos públicos. O futuro estará no equilíbrio entre a escola real e a escola virtual, porque a complexidade é simultaneamente real e virtual, de modo que a escola hipertextual e criativa se transforme numa estrutura social baseada em redes, promotoras de inovação e criatividade nos alunos.