Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
11.61 MB | Adobe PDF |
Authors
Martins, Ernesto Candeias
Advisor(s)
Abstract(s)
As teorias da educação não têm dado muita atenção aos fenómenos e às questões de prática pedagógica nos diversos contextos educativos, pois há uma falta de enquadramento nas estruturas ordenadas e coerentes e de fundamentação epistemológica, devido à complexidade, ao caos e à falta de um estatuto teórico mais adaptado a essas novas situações de prática pedagógica actuais. Desde a complexidade educativa haverá que reconstruir o conhecimento pedagógico, reconduzindo a aprendizagem dos alunos a novas práticas (aprendizagem de labirinto, aprendizagem interpretativa, aprendizagem criativa, autogestão educativa, investigação-acção, hipertexto, educação ambiental, etc.). O autor admite a possibilidade de novas teorizações sobre a educação (reconstrução das teorias da educação) ajustadas às características de educabilidade e da educação/formação dos novos públicos. O futuro estará no equilíbrio entre a escola real e a escola virtual, porque a complexidade é simultaneamente real e virtual, de modo que a escola hipertextual e criativa se transforme numa estrutura social baseada em redes, promotoras de inovação e criatividade nos alunos.
Description
Keywords
Epistemologia Saber pedagógico Possibilismo Teoria da educação Conhecimento pedagógico Práticas educativas Hipertexto
Pedagogical Context
Citation
MARTINS, Ernesto (2007) - Epistemologia das possibilidades educativas : reconstruir o conhecimento pedagógico. Educação e Filosofia. ISSN 0102-6801. V. 21, nº 41 (Jan./Jun.), p. 89-120.
Publisher
Universidade Federal da Uberlândia