Repository logo
 
Publication

Epistemologia das possibilidades educativas : reconstruir o conhecimento pedagógico

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2012-04-23T15:09:39Z
dc.date.available2012-04-23T15:09:39Z
dc.date.issued2007-06
dc.description.abstractAs teorias da educação não têm dado muita atenção aos fenómenos e às questões de prática pedagógica nos diversos contextos educativos, pois há uma falta de enquadramento nas estruturas ordenadas e coerentes e de fundamentação epistemológica, devido à complexidade, ao caos e à falta de um estatuto teórico mais adaptado a essas novas situações de prática pedagógica actuais. Desde a complexidade educativa haverá que reconstruir o conhecimento pedagógico, reconduzindo a aprendizagem dos alunos a novas práticas (aprendizagem de labirinto, aprendizagem interpretativa, aprendizagem criativa, autogestão educativa, investigação-acção, hipertexto, educação ambiental, etc.). O autor admite a possibilidade de novas teorizações sobre a educação (reconstrução das teorias da educação) ajustadas às características de educabilidade e da educação/formação dos novos públicos. O futuro estará no equilíbrio entre a escola real e a escola virtual, porque a complexidade é simultaneamente real e virtual, de modo que a escola hipertextual e criativa se transforme numa estrutura social baseada em redes, promotoras de inovação e criatividade nos alunos.por
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2007) - Epistemologia das possibilidades educativas : reconstruir o conhecimento pedagógico. Educação e Filosofia. ISSN 0102-6801. V. 21, nº 41 (Jan./Jun.), p. 89-120.por
dc.identifier.issn0102-6801
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1249
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Federal da Uberlândiapor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectSaber pedagógicopor
dc.subjectPossibilismopor
dc.subjectTeoria da educaçãopor
dc.subjectConhecimento pedagógicopor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectHipertextopor
dc.titleEpistemologia das possibilidades educativas : reconstruir o conhecimento pedagógicopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade Federal da Uberlândiapor
oaire.citation.endPage120por
oaire.citation.startPage89por
oaire.citation.titleEducação e Filosofiapor
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EM - Ed. e filosofia_41.pdf
Size:
11.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: