Publication
Epistemologia das possibilidades educativas : reconstruir o conhecimento pedagógico
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2012-04-23T15:09:39Z | |
dc.date.available | 2012-04-23T15:09:39Z | |
dc.date.issued | 2007-06 | |
dc.description.abstract | As teorias da educação não têm dado muita atenção aos fenómenos e às questões de prática pedagógica nos diversos contextos educativos, pois há uma falta de enquadramento nas estruturas ordenadas e coerentes e de fundamentação epistemológica, devido à complexidade, ao caos e à falta de um estatuto teórico mais adaptado a essas novas situações de prática pedagógica actuais. Desde a complexidade educativa haverá que reconstruir o conhecimento pedagógico, reconduzindo a aprendizagem dos alunos a novas práticas (aprendizagem de labirinto, aprendizagem interpretativa, aprendizagem criativa, autogestão educativa, investigação-acção, hipertexto, educação ambiental, etc.). O autor admite a possibilidade de novas teorizações sobre a educação (reconstrução das teorias da educação) ajustadas às características de educabilidade e da educação/formação dos novos públicos. O futuro estará no equilíbrio entre a escola real e a escola virtual, porque a complexidade é simultaneamente real e virtual, de modo que a escola hipertextual e criativa se transforme numa estrutura social baseada em redes, promotoras de inovação e criatividade nos alunos. | por |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (2007) - Epistemologia das possibilidades educativas : reconstruir o conhecimento pedagógico. Educação e Filosofia. ISSN 0102-6801. V. 21, nº 41 (Jan./Jun.), p. 89-120. | por |
dc.identifier.issn | 0102-6801 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1249 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Uberlândia | por |
dc.subject | Epistemologia | por |
dc.subject | Saber pedagógico | por |
dc.subject | Possibilismo | por |
dc.subject | Teoria da educação | por |
dc.subject | Conhecimento pedagógico | por |
dc.subject | Práticas educativas | por |
dc.subject | Hipertexto | por |
dc.title | Epistemologia das possibilidades educativas : reconstruir o conhecimento pedagógico | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade Federal da Uberlândia | por |
oaire.citation.endPage | 120 | por |
oaire.citation.startPage | 89 | por |
oaire.citation.title | Educação e Filosofia | por |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |