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- Educação pré-escolar : olhares do passado e do presentePublication . Infante, Maria JoséEste texto caracteriza a Educação Pré-Escolar Portuguesa entre os horizontes temporais dos anos 60/Séc. XX e o tempo em que vivemos. A pesquisa bibliográfica serve de suporte a uma investigação em curso, em que se procura, numa óptica de qualidade e inovação pedagógica, dar resposta ao seguinte problema: Quais são os processos/práticos de desenvolvimento curricular decorrentes das seguintes inovações educativas: Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Agrupamentos de Escolas e Componente social de Apoio à Família?. A investigação equaciona reflexões em torno de temas como: Sociedade e Escola, o Panorama enunciado pela Lei de Bases do Sistema Educativo, o caso da Educação Pré-escolar, Currículo e Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e Qualidade em Educação de Infância.
- Ideário da escola pública portuguesa entre os séculos XIX e XXPublication . Martins, Ernesto CandeiasA escola constitui um objecto historiográfico, em que a conceptualização do sistema educativo, a escolaridade e a administração escolar correspondem a uma evolução de perspectivas pedagógicas, discursos e políticas educativas. O estado deixou a escola, no séc. XIX, à incumbência dos municípios e, no século passado, centralizou o seu poder de manutenção económica e educativa. O autor destaca três questões nessa evolução da escola pública: a dimensão legislativa/normativa, as problemáticas pedagógicas em cada época histórica e, ainda, os condicionalismos gerais e específicos da organização escolar, da formação dos professores e da rede escolar. A teoria da educação sempre se aproximou mais à realidade educativa que o ordenamento da política educativa (legislação). O presente estudo pretende fazer um balanço historiográfico da escola pública portuguesa, entre os séculos XIX e XX (instrução primária, escolaridade). Na verdade os processos de investigação histórico-educativa são multidimensionais e complexos, numa base interdisciplinar; os historiadores procuram compreender, analisar e interpretar a realidade educativa e as instituições escolares, na sua organização evolutiva.