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- Unidades de Apoio à Multideficiência : um estudo de casoPublication . Antunes, Carla Sónia ValenteAo longo da História, as crianças com deficiências foram tratadas de formas diferentes. Questões sociais, médicas e religiosas, entre outras, conduziram ao conceito de inclusão, defendido em Portugal. Este conceito assenta em ideias e documentos legais nacionais e internacionais. Neste contexto, surgiram, através da publicação do Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de Janeiro, cinco “Modalidades especificas de educação”, entre as quais “Unidades de apoio à multideficiência e surdocegueira congénita” (Artigo 26.º). No presente trabalho pretende-se obter e analisar dados relativos a uma população alvo muito específica dentro das Necessidades Educativas Especiais, crianças com multideficiência. O trabalho poderá contribuir para corrigir ou potenciar algumas situações no respeitante a alunos com multideficiência em atividades curriculares. A componente empírica deste trabalho permite concluir que as UAM são consideradas importantes pelos docentes dos alunos que as frequentam e que estes passam uma parte considerável do seu horário lectivo a desenvolver atividades na UAM. Este estudo permite-nos concluir que foi verificada uma mudança de atitude de docentes e alunos das turmas que incluem alunos da UAM perante a multideficiência. As UAM são consideradas importantes pelos docentes inquiridos e não como uma forma de exclusão dos alunos.
- Orientações curriculares : práticas educativas em crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar.Publication . Brito, Sandra Campos NabaisDada a importância que se tem vindo a revestir pela comunidade científica sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem pela criança, subentende que os primeiros anos de vida são fulcrais para a formação das competências linguísticas. Inicialmente contata com a sua língua materna através da família posteriormente em contexto escolar. Mas para aprender a falar a comunicar, devemos proporcionar à criança experiências linguísticas que convergem num processo de aprendizagem quer individual e social, que se realiza gradualmente. Ao frequentar a educação pré-escolar a criança, vivência um mundo linguístico diferente daquele que apresenta. Surgem as dificuldades de linguagens que comprometem o desenvolvimento linguístico da criança. É aqui que o papel do educador de infância é importante, na sua intervenção, na tentativa de colmatar os problemas linguísticos através de estratégias diversificadas sustentadas num ambiente propício tendo sempre presente o ritmo de aprendizagem da criança. Desta forma o presente estudo procura analisar a capacidade do educador de infância em identificar, avaliar e intervir em crianças com dificuldades de linguagem. Procedeu-se a uma investigação qualitativa, que procurou avaliar a eficácia de um Plano de Intervenção direcionado para o domínio fonológico-fonémico a três crianças que apresentam dificuldades na articulação de alguns fonemas. Para complemento do trabalho, foi igualmente utilizado como instrumento a técnica da entrevista a quatro educadoras de infância. Os resultados do estudo evidenciam que as educadoras de infância possuem capacidades de identificar, despistar, intervir e programar de forma eficaz. A frequência de um contexto formal tem-se tornado assim indispensável, para proporcionar às crianças experiências cujos resultados remetem posteriormente para a aprendizagem da escrita e da leitura.
- (Re) Adaptação de vida dos doentes após enfarte agudo do miocárdioPublication . Coelho, PatríciaA isquémia do miocárdio é uma das doenças que mais mata em Portugal. Contribuem para ela os fatores de risco, que tanto se tentam esbater, mas que impiedosamente conseguem permanecer e superar todas as atividades que possam ser feitas para a sua eliminação. A reflexão sobre este tema leva-nos a pensar sobre uma problemática que poderá ser preocupante face aos impactes na adaptação da vida dos indivíduos jovens após terem sofrido um enfarte agudo do miocárdio (EAM). A condição física destes doentes deixa de ser a mesma e muitos ficam incapacitados para determinadas funções. A partir deste momento passa a haver necessidade de uma reorganização não só da sua vida como da familiar, que foi quebrada pelo aparecimento súbito de uma doença que os irá acompanhar o resto da vida. A dissimetria dos serviços de saúde existente em Portugal faz com que no interior do país não existam serviços de reabilitação cardíaca, o que dificulta a reintegração e reorganização da vida destes doentes. Compõem a amostra deste estudo 30 doentes com diagnóstico de enfarte agudo do miocárdio dos arquivos da unidade hospital de Elvas, que depois de contactados se disponibilizaram para realizar uma entrevista onde foram exploradas todas as questões de interesse para o estudo. Pretendeu-se com o estudo perceber quais as dificuldades que estes indivíduos sentiram após terem sofrido o EAM e como é que uma rede de instituições com um programa específico os poderia ajudar na reorganização destas vidas.