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Authors
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Abstract(s)
Ao longo da História, as crianças com deficiências foram tratadas de formas diferentes. Questões sociais, médicas e religiosas, entre outras, conduziram ao conceito de inclusão, defendido em Portugal. Este conceito assenta em ideias e documentos legais nacionais e internacionais. Neste contexto, surgiram, através da publicação do Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de Janeiro, cinco “Modalidades especificas de educação”, entre as quais “Unidades de apoio à multideficiência e surdocegueira congénita” (Artigo 26.º).
No presente trabalho pretende-se obter e analisar dados relativos a uma população alvo muito específica dentro das Necessidades Educativas Especiais, crianças com multideficiência. O trabalho poderá contribuir para corrigir ou potenciar algumas situações no respeitante a alunos com multideficiência em atividades curriculares.
A componente empírica deste trabalho permite concluir que as UAM são consideradas importantes pelos docentes dos alunos que as frequentam e que estes passam uma parte considerável do seu horário lectivo a desenvolver atividades na UAM.
Este estudo permite-nos concluir que foi verificada uma mudança de atitude de docentes e alunos das turmas que incluem alunos da UAM perante a multideficiência. As UAM são consideradas importantes pelos docentes inquiridos e não como uma forma de exclusão dos alunos.
Description
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Keywords
Necessidades Educativas Especiais (NEE) Inclusão Multideficiência Unidades de apoio à multideficiência e surdocegueira congénita (UAM)
Pedagogical Context
Citation
ANTUNES, Carla Sónia Valente (2012) - Unidades de Apoio à Multideficiência : um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 163 f. Dissertação de Mestrado.