Publication
Unidades de Apoio à Multideficiência : um estudo de caso
dc.contributor.author | Antunes, Carla Sónia Valente | |
dc.date.accessioned | 2012-07-26T08:53:28Z | |
dc.date.available | 2012-07-26T08:53:28Z | |
dc.date.issued | 2012-03 | |
dc.description | Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. | por |
dc.description.abstract | Ao longo da História, as crianças com deficiências foram tratadas de formas diferentes. Questões sociais, médicas e religiosas, entre outras, conduziram ao conceito de inclusão, defendido em Portugal. Este conceito assenta em ideias e documentos legais nacionais e internacionais. Neste contexto, surgiram, através da publicação do Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de Janeiro, cinco “Modalidades especificas de educação”, entre as quais “Unidades de apoio à multideficiência e surdocegueira congénita” (Artigo 26.º). No presente trabalho pretende-se obter e analisar dados relativos a uma população alvo muito específica dentro das Necessidades Educativas Especiais, crianças com multideficiência. O trabalho poderá contribuir para corrigir ou potenciar algumas situações no respeitante a alunos com multideficiência em atividades curriculares. A componente empírica deste trabalho permite concluir que as UAM são consideradas importantes pelos docentes dos alunos que as frequentam e que estes passam uma parte considerável do seu horário lectivo a desenvolver atividades na UAM. Este estudo permite-nos concluir que foi verificada uma mudança de atitude de docentes e alunos das turmas que incluem alunos da UAM perante a multideficiência. As UAM são consideradas importantes pelos docentes inquiridos e não como uma forma de exclusão dos alunos. | por |
dc.identifier.citation | ANTUNES, Carla Sónia Valente (2012) - Unidades de Apoio à Multideficiência : um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 163 f. Dissertação de Mestrado. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1375 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais (NEE) | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Multideficiência | por |
dc.subject | Unidades de apoio à multideficiência e surdocegueira congénita (UAM) | por |
dc.title | Unidades de Apoio à Multideficiência : um estudo de caso | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
oaire.citation.endPage | 163 | por |
oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |