Browsing by Issue Date, starting with "2016-07"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Governação e (re)educação institucional da infância portuguesa errante e infratora nos começos do séc. XXPublication . Martins, Ernesto CandeiasTenim la intenció de fer un «cop d’ull sobre aquella infància» en dificultats socials i/o conflicte social, en el camp de la Història (Social) de l’Educació i/o la Història Social de la Infància. Analitzar historiogràficament aquesta «altra infància», que estava en els marges de la normalitat social i del sistema educatiu, a principis del segle xx a Portugal. Hi havia qüestions de regeneració i (re)educació d’aquesta infància i les modalitats de govern en els internats (reformatoris) que obeïen a formes de racionalitat i a contextos temporals propis, inserits en un moviment de reforma social, a partir de finals del segle xix. Tenint en compte els dispositius legals penals o la rehabilitació social i legal i institucional dels menors, en aquest període històric, tractarem: la marginació i la delinqüència de nens i joves com a objecte de la Història de l’Educació Social, en relació amb les circumstàncies de desviació social i regulació legislativa (la Llei de protecció de la infància de 1911); l’acció social i reeducativa del mentor de protecció tutelar de menors (Pe. Antonio de Oliveira); el règim disciplinari i el sistema socioeducatiu en els establiments especials (Secció Preparatòria de l’Escola Reforma Lisboa entre 1912-21).
- Aplicação do TALE (Teste de Análise da Leitura e da Escrita) em contexto educativoPublication . Alves, Bruno Manuel Robalo; Pais, António PereiraO presente relatório de estágio foi desenvolvido com vista ao cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. O relatório contempla o trabalho desenvolvido ao longo da Prática Supervisionada e a investigação desenvolvida ao longo da mesma. A Prática Supervisionada visa a procura de estratégias, métodos e novos materiais com os quais podemos melhorar a nossa prática construindo assim um perfil profissional adequado nos campos técnico, técnico-didático, científico e ético. Trabalhar com crianças implica ter um claro conhecimento das aprendizagens dos alunos e das suas reais capacidades. Para que o conhecimento das aprendizagens dos alunos seja o mais fidedigno possível, é fulcral que o professor tenha um claro domínio das diversas técnicas de ensino quer do ponto de vista científico, quer do ponto de vista técnico-didático. Deste modo, poderemos ambicionar atingir novas metas. Durante a Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, período propício a novas experiências, descoberta de técnicas e procura de novas estratégias de ensino, realizámos um estudo de caráter qualitativo com vista a identificar os níveis de leitura e escrita em que se encontravam os alunos. O caso é a turma na qual foi desenvolvida a investigação. Os participantes são os alunos da turma onde decorreu a referida Prática Supervisionada. O TALE – Teste de Análise de Leitura e Escrita – aplicado nesta investigação, ajuda-nos a entender a importância de um diagnóstico o mais completo possível em domínios como a leitura e a escrita. Deste modo é possível termos uma ideia das principais lacunas dos alunos para procedermos a futuras atividades de correção das mesmas. Assim, foi-nos possível fazer uma ligação entre o momento em que o novo acordo ortográfico entrou em vigor e algumas falhas dos alunos. O TALE ajudou-nos ainda a perceber a delicada relação grafema/fonema e a dificuldade dos alunos em fazer uma correta ligação entre ambos.
- A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino BásicoPublication . Martins, Ernesto CandeiasA educação parental é um recurso psicoeducativo, relacional e comunicacional na adaptação escolar. A entrada das crianças no ensino básico é um momento de mudanças, de emoções e anseios, para elas e para pais. Trata-se duma metodologia mista (quantitativa, qualitativa) que pretende interpretar a relação entre os comportamentos interativos e comunicativos dos pais e a adaptação dos filhos ao 1.º ano da escolaridade. Utilizámos técnicas de recolha de dados: observação participante (alunos); escala de perceção sobre competências parentais e entrevista semiestruturada (N=18 pais); notas de campo e triangulação. Confirmou-se haver uma boa comunicação entre pais-filhos, que recorrem com frequência ao diálogo para abordar situações escolares. Os pais revelam estar ‘presentes’ e preocupados, pela prática de atividades conjuntas com os filhos e pelo processo de adaptação à escola.
- A promoção de competências sociais e emocionais em contexto pré-escolarPublication . Afonso, Filipa Vanessa Calmeiro; Pereira, Cristina Maria GonçalvesO presente Relatório de Estágio está dividido em duas partes. A primeira parte relata a experiência de aprendizagem realizada no contexto das práticas supervisionadas em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesta, são apresentadas as instituições, os grupos onde foi implementada, a organização da prática, algumas planificações da intervenção pedagógica e as respetivas reflexões. Na segunda parte surge a descrição e análise do processo investigativo que decorreu durante a prática supervisionada em Educação Pré-Escolar. A temática em análise centra-se no desenvolvimento das competências sociais e emocionais em contexto da Educação Pré-Escolar. A opção por este tema deve-se a uma curiosidade e interesse pessoais de compreender os comportamentos sociais e emocionais das crianças e, ao mesmo tempo, de desenvolver nas crianças essas competências por forma a que no futuro consigam assumir um papel interventivo e cooperante, sendo capazes de enfrentar positivamente os desafios e conflitos socio-emocionais. Como opção metodológica o estudo organiza-se como uma investigação-ação. O grande objetivo desta metodologia é a reflexão sobre a ação, ou seja, tem como finalidade a transformação da realidade, relacionando a ação com a investigação. Recorrendo a um processo cíclico passa pela observação, planificação, ação e reflexão crítica. Os participantes do estudo são crianças, com quatro anos de idade, que frequentam o jardim de infância onde foi implementada a Prática Supervisionada em Educação Pré-escolar. Para verificar a evolução dessas crianças ao longo do estudo, foi aplicado um inquérito de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Este foi respondido pela educadora no início da investigação para verificar o nível de competências socioemocionais do grupo. Ao longo da prática supervisionada foram aplicadas atividades de promoção de competências socioemocionais e no final do processo de implementação dessas atividades a educadora cooperante respondeu a uma versão follow-up do questionário. A análise dos dados centrou-se na comparação dos resultados obtidos nas duas fases de administração do SDQ, bem como na observação e registo dos comportamentos e respostas das crianças aquando da exploração do material didático “Uma caixa cheia de emoções” e de uma história infantil As Girafas não Dançam, de Giles Andrae. Tendo consciência de que os resultados obtidos não são unicamente resultantes da intervenção efetuada, mas da conjugação de vários fatores em interação, dos quais quero ressaltar as aprendizagens proporcionadas com a frequência do Jardim de Infância, penso poder afirmar que a intervenção proporcionou vivências promotoras de competências socioemocionais junto dos participantes no estudo.
