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- A utilização da ferramenta digital Web 2.Ø - «QR Code» - no 1.º CEB: investigação na prática de ensino supervisionadaPublication . Godinho , Joana Vanessa Rosa; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraAs Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC) são parte fundamental do quotidiano das pessoas, estando bastante imersas na sociedade. Este avanço leva os jovens a conhecerem e a utilizarem os materiais digitais desde pequenos, o que levou as escolas criarem condições para a sua utilização em contexto educativo. O presente Relatório de Estágio pretendeu estudar as potencialidades do «QR Code» aplicado na sala de aula, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em particular no 4.º ano de escolaridade. A investigação decorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1. Ciclo do Ensino Básico (PES1CEB), no 2.º semestre do 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A turma era composta por 20 alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. Este estudo assumiu uma metodologia de natureza qualitativa nas modalidades de estudo de caso e investigação-ação. Foram diversos os instrumentos de recolha de dados utilizados, destacando a observação participante e as notas de campo. Como participantes, estão a investigadora, os alunos e ainda a «Orientadora Cooperante». Realizaram-se ainda inquéritos por questionários aos alunos e entrevistas semiestruturadas à «Orientadora Cooperante» a às outras duas professoras que lecionavam na instituição, com o objetivo de recolher informação no que concerne à utilização das TIC e de softwares educativos como recursos de ensino. Os resultados obtidos através da triangulação de dados possibilitaram a perceção de que a utilização do «QR Code» veio promover maiores níveis de motivação dos alunos, favorecendo o processo e ensino-aprendizagem. Em suma, a utilização do «QR Code» como ‘software educativo’ promoveu a realização de diversas atividades, onde os alunos de sentiram mais envolvidos e motivados no seu processo de ensino.
