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- A (i)literacia digital e as pessoas idosas : os cartoons e os seus estereótiposPublication . Ramos, Teresa Maria Póvoa; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraA sociedade está permanentemente submetida a mudanças tecnológicas, ideológicas, económicas e sociais, aspetos que têm de ser analisados cuidadosamente se quisermos compreender as necessidades dos indivíduos, nomeadamente dos idosos, que nasceram numa época em que não existiam tecnologias digitais inseridas no seu quotidiano e que hoje se vêm confrontados com a sua implementação sólida em todos os domínios do comportamento humano. No presente estudo, desenvolve-se a temática relacionada com a (I)Literacia digital das pessoas idosas com recurso a uma metodologia de caráter descritivo-exploratório onde o corpus de análise é composto por 9 cartoons de autores portugueses cuja obra é reconhecida a nível nacional e internacional. Pretende-se investigar a conotação do estereótipo (negativo versus positivo) veiculado na mensagem do humor de cada cartoon. Os cartoons foram apresentados aos 4 grupos que compõe a amostra - alunos das licenciaturas de Desenho e Belas Artes, Ciências da Comunicação e Jornalismo e a um grupo de idosos. A seleção da amostra foi intencional uma vez que pretendíamos que a formação dos indivíduos estivesse relacionada com o objeto de investigação. Posteriormente, é feita uma análise comparativa dos resultados dos grupos através de uma triangulação de resultados com as entrevistas semiestruturadas realizadas a um reconhecido cartoonista português e a um psicólogo da área da gerontologia. Procurámos recolher informação que nos permitisse estabelecer algumas conclusões, através das quais formalizámos a nossa opinião sobre a pertinência do estudo. Concluímos que os idosos ainda não dominam as tecnologias digitais nomeadamente, a utilização correta do computador nas suas rotinas diárias e que a sua participação nas redes sociais é ainda diminuta. Por outro lado, são os próprios idosos que manifestam a necessidade e vontade em aprender a utilizar as tecnologias digitais. No entanto, existe um aspeto que não pode nem deve ser descorado, a (in)segurança na internet associada e potenciada pela falta de literacia digital que se acentua mais no meio rural o que implica a necessidade de reforçar a melhoria das qualificações dos idosos, nomeadamente no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) através da promoção de formação adaptada às necessidades deste grupo podendo envolver também as gerações mais jovens, numa perspetiva de desenvolvimento da aprendizagem intergeracional como mais valia social, económica e cultural. Tendo em conta a escassez de cartoons de autores portugueses que retratem os idosos e a sua relação com as tecnologias digitais este trabalho tem uma amostra e um corpus de análise restrito o que implica que os seus resultados não possam ser generalizados. Finalizámos este estudo com uma reflexão sobre as limitações do mesmo, problemas e obstáculos detetados assim como sugestões para estudos futuros.