ESECB - Escola Superior de Educação
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Browsing ESECB - Escola Superior de Educação by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)"
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- A influência da Realidade Aumentada no processo de ensino e de aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gil, Henrique; Barata, Tânia Catarina SoaresAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em geral, e tecnologia Realidade Aumentada (RA), em particular, assumem um grande impacto no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. A RA é ainda pouco conhecida e explorada em contexto educativo em Portugal e, por essa razão, optou-se por realizar um estudo de cariz qualitativo sobre: “A Realidade Aumentada como potenciadora de aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. O estudo foi realizado numa turma de 21 alunos do 2.º ano de escolaridade na metodologia de Ensino a Distância (E@D). Este estudo permitiu-nos refletir que a integração da RA no processo de ensino e de aprendizagem, permite aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem através de uma abordagem mais motivadora. A RA pode ser uma ferramenta de aprendizagem, sendo um suporte válido para o professor na monotorização de atividades pedagógicas. Os resultados obtidos, depois da análise e tratamento de dados, permitiram-nos verificar que a RA pode ser potenciadora de aprendizagens, na medida em que promove novos contextos de aprendizagem, mais inovadores e motivadores para os alunos da atualidade. Com o estudo concluímos que as TIC e a RA integradas em contexto educativo permitem criar um ambiente mais estimulante e interativo promovendo aprendizagens mais ricas e mais significativas para os alunos dado o envolvimento observado na realização das diferentes atividades que lhes foram propostas.
- A realidade aumentada em contexto educativo: resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Gil, Henrique; Barata, Tânia Catarina SoaresNos dias de hoje, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são imprescindíveis na sociedade e estão em constante evolução. Contudo, a área da educação parece não acompanhar tão bem essa evolução. As TIC ainda não são implementadas de forma sistemática e regular em contexto educativo, nem são exploradas todas as suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem. De modo a potenciarmos a inclusão das TIC, de forma inovadora e motivadora, introduzimos a tecnologia Realidade Aumentada (RA) em contexto educativo na Prática de Ensino Supervisionada do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade com 21 alunos. Da investigação qualitativa realizada, no âmbito de uma investigação-ação, concluímos que a RA criou novos contextos que permitiram a aquisição de melhores aprendizagens junto dos alunos. A RA, apesar destas atividades terem sido realizadas online devido à pandemia motivada pela COVID-19, permitiu um aumento da observação e da manipulação de diversos ‘objetos’. Por outro lado, a RA também conseguiu mimetizar ambientes e contextos que eram distantes dos alunos, aproximando- os da sua realidade concreta. As TIC e a RA integradas em contexto educativo permitiram criar um ambiente mais estimulante, interativo, motivador e inovador, promovendo e facilitando a aquisição de aprendizagens em alunos que já nasceram na era digital. A utilização das tecnologias digitais, além de ter permitido o desenvolvimento de competências cognitivas, fomentou o desenvolvimento de competências sociais onde a infoinclusão constitui uma premissa fundamental para uma cidadania plena no século XXI.