ESECB - Livros ou capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECB - Livros ou capítulos de livros by Subject "1st cycle"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudo da Composição Corporal e Competência Motora em Crianças do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rebelo, Miguel; Pais, António; Santos, Jorge; Honório, Samuel; Silveira, Paulo; Serrano, João; Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de LisboaO presente estudo teve como objetivo observar numa perspetiva relacional os níveis de composição corporal e de competência motora em crianças do 1º ciclo básico. Para o efeito, desenvolvemos um estudo de natureza quantitativa, com uma amostra de 200 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, de ambos os géneros. Os instrumentos usados no estudo foram as escalas da Motor Competence Assessement (MCA), para avaliar a competência motora e a Balança de Bioimpedância (Inbody), para a avaliar a composição corporal. Os resultados obtidos revelam variações no Índice de Massa Corporal (IMC), massa muscular e massa gorda das crianças ao longo dos anos letivos, apresentando à medida que o ano letivo avança uma tendência para piores resultados em ambas as variáveis. Podemos assim concluir que, em média, apenas no 1.º Ano as crianças apresentam níveis normais de composição corporal e na competência motora só as crianças do 2º Ano apresentam valores normais para a sua idade, apresentando todos os restantes anos letivos valores acima da média. Estes resultados alertam para a necessidade urgente de intervenção nas escolas do 1º ciclo contra o combate à obesidade infantil e contra a iliteracia motora, promovendo mais momentos de atividade física como o brincar ao ar livre.