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- Portuguese UGM characterisation using cyclic triaxial testsPublication . Luzia, Rosa; Santos, Luís Picado; Neves, José; Gardete, DinisCrushed materials with extensive granulometry – unbound granular materials (UGM) – are often used as unbound granular layers of road pavements, namely as granular sub-base and base. In spite of several studies having already been undertaken, the behaviour of these materials on pavement layers has not been sufficiently characterised, especially due to reasons connected to the heterogeneity of the rock masses from which they come. This has special importance for Portuguese pavement technology and has led to the development of two PhD theses in different schools (University of Coimbra and Technical University of Lisbon) using different approaches but both aiming at the characterisation of the aptitude of the same types of material (crushed limestone) being used as UGM. In addition, in the same terms, one of the theses has also characterised a crushed granite material. Basically, both theses included laboratory testing using cyclic triaxial tests and in situ mechanical characterisation to establish behaviour models for the crushed materials investigated. This paper describes the main results obtained from both theses and discusses the results on an integrated basis, pointing out the main indications that can be extracted from both in terms of the use of UGM on Portuguese pavement technology.
- Análise e modelação da contribuição das propriedades volumétricas das misturas betuminosas na sua compactabilidadePublication . Gardete, Dinis; Santos, Luís Picado; Capitão, Silvino; Luzia, RosaA utilização de misturas mais trabalháveis e compactáveis facilita a obtenção em obra dos requisitos exigidos às misturas betuminosas na fase de construção e permite um desempenho adequado destas. Neste trabalho realizou-se uma análise dos valores obtidos para índices determinados com base em curvas de compactação com o objetivo de avaliar estas propriedades. Os valores foram obtidos com base nos resultados provenientes da utilização de uma prensa de corte giratório na compactação de duas misturas, uma densa do tipo AC20, e uma de granulometria descontínua, do tipo SMA12,5. Os resultados foram modelados utilizando uma análise de regressão linear múltipla e de regressão polinomial evolutiva. Os resultados indicam que parâmetros como a porosidade, o VMA e o VFB mostram uma boa relação com os índices determinados. Este tipo de análise permite identificar quais as propriedades das misturas que podem ser controladas de modo a permitir obter misturas com trabalhabilidade adequada.
- Resíduos de construção e demolição: análise da viabilidade da sua aplicação em misturas betuminosasPublication . Conceição, Ana Cristina Duarte Martins da; Luzia, Rosa; Gardete, DinisA indústria da construção é um grande consumidor de agregados naturais e simultaneamente um importante produtor de resíduos, designadamente em obras de construção, demolição e operações de manutenção e reabilitação. Por outro lado, sendo a construção rodoviária das que mais agregados naturais consomem, pensou-se ser oportuno avaliar a reutilização de RCD’s em misturas betuminosas. Nesta comunicação apresentam-se os resultados encontrados bem como a sua análise à luz do Caderno de Encargos Tipo de Obra de Estradas de Portugal, por comparação com as características exigidas ao agregado natural a utilizar em mistura betuminosa de camada de base AC20.
- Asphalt mix design: discussion on the bulk specific gravity procedure influence on the results obtained from empirical, volumetric, and performance-based methodsPublication . Gardete, Dinis; Santos, Luís Picado; Capitão, Silvino; Luzia, RosaThe purpose of this paper is to shed light on the impact of laboratory procedures for air void content determination on the design and mechanical performance of an asphalt mixture. A dense-graded AC20 and gap-graded SMA12.5 mixtures were designed using empirical and volumetric design methods. Volumetric properties are determined based on several bulk gravity procedures: dry, SSD (saturated surface dry), paraffin coated, vacuum-sealed and dimensions. Relationships between the mixtures designed with bulk specific gravity procedures and their performance made it possible to analyze the impact of these procedures on the properties and performance of the mixtures. Global performance variations were relevant, although the differences were moderate considering the common procedures (less than 10%). Impact on a determined performance property can be considerable, with variations up to 70%. For specific applications, this can have a significant effect on the overall in-service performance.
- Aplicação do sistema de avaliação de risco “Rockfal Hazard Rating System” nos taludes da via EN353 em Idanha-a-NovaPublication . Pires, Ricardo; Gardete, Dinis; Luzia, RosaAtendendo às caraterísticas geológicas da Beira Baixa é comum o atravessamento de maciços graníticos por vias de comunicação. Observa-se nestes casos uma elevada diversidade de locais com potencial de risco de queda blocos. A utilização de métodos simples de avaliação de risco para a tomada de decisão sobre medidas de protecção apresenta-se, neste contexto, como um instrumento de grande utilidade no apoio à decisão. No presente trabalho estudou-se a aplicação do sistema de avaliação de risco em taludes rochosos “Rockfall Hazard Rating System” (RHRS) como forma expedita de avaliação da necessidade de intervenção. A análise foi realizada num troço da via EN353 na localidade de Idanha-a-Nova. Procurou adaptar-se a classificação RHRS para as condições particulares das normas portuguesas. Os resultados obtidos neste trabalho permitem indicar que a utilização de métodos simples, como o RHRS, pode ser muito útil como ferramenta de apoio à decisão. As alterações propostas introduzem conceitos menos subjetivos e mais próximos da realidade portuguesa.
- Resíduos de construção e demolição: análise da viabilidade da sua aplicação em pavimentos rodoviáriosPublication . Luzia, Rosa; Gardete, Dinis; Conceição, Ana Cristina Duarte Martins daA indústria da construção é um grande consumidor de agregados naturais e simultaneamente um importante produtor de resíduos, designadamente em obras de construção, demolição e operações de manutenção e reabilitação. A esta produção crescente de resíduos de construção e demolição (RCD´s) encontra-se associada uma também crescente preocupação com o destino a dar aos mesmos, que tem sido traduzida pela publicação de legislação específica. A necessidade de cumprir as regras impostas pela legislação tem provocado, por sua vez, um despertar para a viabilidade e a oportunidade de utilização dos RCD’s em substituição de recursos naturais. Tendo em consideração que a indústria de construção rodoviária pode ser considerada das que mais agregados naturais consomem, pensou-se ser oportuno avaliar a reutilização de RCD’s na construção dos mesmos. Deste modo, desenvolveu-se um trabalho cujo objetivo principal foi a caracterização de Agregados de Resíduos de Construção e Demolição e a análise da viabilidade da sua aplicação em pavimentos rodoviários. Por forma a cumprir aquele objetivo recolheu-se amostra de misturas de betão, tijolos, ladrilhos, telhas e materiais cerâmicos (LER-17 01 07), proveniente de obras do distrito de Castelo Branco, Portugal, e procedeu-se à sua caracterização em laboratório, no que respeita às propriedades geométricas e físicas. Nesta comunicação apresentam-se os resultados encontrados bem como a sua análise à luz de algumas especificações Portuguesas, nomeadamente o Caderno de Encargos Tipo de Obra de Estradas de Portugal (EP, 2011), por comparação com as características exigidas ao agregado natural a utilizar em mistura betuminosa de camada de base AC20.
- Determination of an analytical expression for chart rt (WMAPT) using evolutionary polynomial regressionPublication . Gardete, Dinis; Luzia, Rosa; Capitão, Silvino; Picado Santos, Luis