Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Orientação da investigação em educação em ciência e áreas disciplinares de referênciaPublication . Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, AntónioEste estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com as áreas disciplinares de referência (e.g. física, biologia, psicologia, filosofia) nos artigos mais citados publicados nas revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que há certas disciplinas científicas que predominam (dependendo do tipo orientação da investigação) e há certas disciplinas não científicas que predominam independentemente da orientação da investigação.
- Orientação da investigação em educação em ciência e contextos da investigaçãoPublication . Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, AntónioEste estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com os contextos de investigação (e.g. ensino e aprendizagem, formação de professores) nos artigos mais citados publicados em 3 das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que há certos contextos de investigação (e níveis de ensino) que predominam independentemente do tipo de orientação da investigação.
- Linhas dominantes de investigação em educação em ciência: caracterização e evolução ao longo de uma décadaPublication . Paixão, Fátima; Lopes, Bernardino; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, AntónioNo sentido de uma melhor compreensão das características e evolução da investigação em educação em ciência analisamos uma amostra dos artigos mais citados em três das revistas de investigação de maior impacto na comunidade internacional da área, questionando como evoluíram as principais linhas de investigação sobre as quais tal comunidade se interessou, ao longo de uma década. E possível evidenciar uma tendência para o enfraquecimento de linhas centradas na Psicologia da Educação, nomeadamente tendo a ver com a aprendizagem de conceitos, e para o fortalecimento de linhas centradas na Filosofia da Ciência e em abordagens multidisciplinares.
- Orientações da investigação em educação em ciência e tipos de investigaçãoPublication . Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, AntónioEste estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com os tipos de investigação (empírica, teórica, revisão ou posição) nos artigos mais citados publicados em três das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que estudos empíricos são dominantes tanto na investigação orientada para a teoria como na investigação orientada para a pratica.
- Investigação em educação em ciência e sua orientação dominante: teoria, prática ou políticas?Publication . Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, AntónioO estudo identifica as orientações (para a teoria, pratica ou politicas) da investigação em Educação em Ciência numa amostra representativa dos artigos mais citados publicados em 3 das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados apontam para a predominância da investigação orientada para a teoria.