Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- A cultura do pessegueiro na região da Beira Interior: elementos caraterizadores da produçãoPublication . Dias, Cláudia; Alberto, D.; Gomes, Paulo; Barateiro, Anabela; Gomes, P.F.A cultura do pessegueiro na região da Beira Interior: elementos caraterizadores da produção.
- Circuitos de comercialização e valorização dos produtos locais: caso estudo do pêssego na Beira InteriorPublication . Alberto, D.; Dias, Cláudia; Gomes, Paulo; Barateiro, Anabela; Gomes, P.F.A valorização dos produtos locais passa, inevitavelmente, pela implementação de estratégias de comercialização que valorizem a sua qualidade intrínseca e promovam a sua identidade junto aos consumidores. O acesso ao mercado a um preço compensador é um fator de sustentabilidade económica das explorações agrícolas e um dos vetores do desenvolvimento rural. O paradigma dos circuitos de comercialização longos, alicerçados na grande distribuição parece estar a ser substituído por um sistema misto em que, a par dos circuitos longos tradicionais, coexistem circuitos curtos adaptados a um público alvo que valoriza a proximidade, a frescura e a autenticidade dos produtos. Na Beira Interior a cultura do pessegueiro desempenha um importante papel na economia regional: de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, 2015, a área de pessegueiro é de 1.630 ha e a produção ascende às 20.206 t, sendo a principal região produtora de pêssego a nível nacional. A comercialização do pêssego apresenta algumas dificuldades que estão relacionadas com o preço de venda, variedades comercializadas e respetivo calibre, venda a granel ou em embalagem e existência ou não de marca comercial. Nesta comunicação iremos caracterizar os principais circuitos de comercialização do pêssego na Beira Interior e referir as estratégias de comercialização adotadas pelos produtores no sentido de valorizar a sua produção.
- O dinamismo da cultura do pessegueiro na região da Beira Interior.Publication . Dias, Cláudia; Alberto, D.; Gomes, Paulo; Barateiro, Anabela; Gomes, P.F.A Beira Interior é a principal região produtora de pêssego em Portugal, concentrando 45,15% da área (1 630 ha) e 49,22% da produção (20 206 t) em 2014. Esta posição foi consolidada nos últimos 10 anos já que, em 2005, era a segunda região mais importante, atrás do Ribatejo e Oeste apresentando nesse ano 29,96% da área e 28,77% da produção (INE, 2015). De forma a caraterizar a fileira do pêssego na Beira Interior, foi realizado, em 2015, um inquérito ao produtor com o apoio de duas associações de produtores da região: APPIZÊZERE e AAPIM. O estudo abrangeu 51 produtores que exploram uma área de pessegueiro de 1.007,7 ha, correspondendo a 61,82% da área total contabilizada pelo INE em 2014. Na comunicação será analisada a importância da cultura do pessegueiro na região da Beira Interior. Um dado importante a reter é o facto de 58,82% das explorações analisadas ter aumentado a área de pêssego desde o Recenseamento Agrícola 2009, sendo que 19,61% das explorações iniciaram a atividade agrícola após 2009, tratandose na sua maioria de jovens agricultores. Tendo em conta que, nos próximos 2 anos, 27,45% dos produtores pensa aumentar e 47,06% pensa reconverter a área de pessegueiros, é de prever que se continue a assistir a um forte dinamismo da cultura na região.