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Abstract(s)
A valorização dos produtos locais passa, inevitavelmente, pela implementação de
estratégias de comercialização que valorizem a sua qualidade intrínseca e promovam a sua identidade junto aos consumidores. O acesso ao mercado a um preço compensador é um fator de sustentabilidade económica das explorações agrícolas e um dos vetores do desenvolvimento rural.
O paradigma dos circuitos de comercialização longos, alicerçados na grande
distribuição parece estar a ser substituído por um sistema misto em que, a par dos
circuitos longos tradicionais, coexistem circuitos curtos adaptados a um público alvo
que valoriza a proximidade, a frescura e a autenticidade dos produtos.
Na Beira Interior a cultura do pessegueiro desempenha um importante papel na
economia regional: de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, 2015, a área de pessegueiro é de 1.630 ha e a produção ascende às 20.206 t, sendo a principal região produtora de pêssego a nível nacional.
A comercialização do pêssego apresenta algumas dificuldades que estão relacionadas com o preço de venda, variedades comercializadas e respetivo calibre, venda a granel ou em embalagem e existência ou não de marca comercial.
Nesta comunicação iremos caracterizar os principais circuitos de comercialização do pêssego na Beira Interior e referir as estratégias de comercialização adotadas pelos produtores no sentido de valorizar a sua produção.
Description
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Keywords
Beira Interior Pêssego Valorização Circuitos de comercialização
Citation
ALBERTO, D. [et al.] (2015) - Circuitos de comercialização e valorização dos produtos locais: caso estudo do pêssego na Beira Interior. In I Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias, Bragança, 2015 – Programa – Resumos. Bragança : Instituto Politécnico. Escola Superior Agrária. p. 42
Publisher
Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias