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  • O critério do sucesso : técnicas de avaliação da aprendizagem
    Publication . Lemos, Valter
    A obra respeita aos métodos e técnicas de avaliação da aprendizagem dos alunos, analisando os tipos e as funções da avaliação, a construção e utilização de instrumentos de avaliação, bem como os aspetos relativos ao uso dos resultados da avaliação como a classificação dos alunos e a avaliação do ensino.
  • A nova avaliação da aprendizagem : o direito ao sucesso
    Publication . Lemos, Valter; Neves, Anabela; Campos, Cristina; Conceição, José M.; Alaiz, Vítor
    A obra respeita à avaliação da aprendizagem dos alunos, abordando as modalidades e os instrumentos de avaliação e as condições da sua utilização. Analisa ainda as questões da repetência, bem como a utilização dos dados de avaliação na gestão do percurso escolar dos alunos.
  • Currículo : gestão diferenciada e aprendizagens de qualidade
    Publication . Lemos, Valter
    O texto refere-se a relação entre a natureza do currículo a gestão escolar e a aprendizagem dos alunos. Analisa-se a evolução da legislação e da democratização dos saberes, a relação com a organização da escola e do ensino e as consequências nas práticas pedagógicas.
  • Contextos de eficácia em escolas do 1º ciclo : estudo de caso
    Publication . Lemos, Valter; Agostinho, Clotilde; Martins, Ernesto Candeias; Gil, Henrique; Rafael, José; Boliqueime, Fátima; Afonso, Mário; Afonso, Paulo; Pissarra, Sofia; Semião, Susana
    O livro apresenta os resultados de um estudo de caso referente a uma escola do 1º ciclo no âmbito dos estudos de avaliação da reforma educativa. São analisadas diversas variáveis relacionadas com a eficácia das escolas, designadamente o currículo, o apoio aos alunos, a gestão, o clima de escola e os recursos, entre outras. Apresentam-se os instrumentos utilizados, bem como conclusões e recomendações.
  • A gestão escolar
    Publication . Lemos, Valter
    O artigo analisa as características do modelo de gestão escolar designado por “gestão democrática”, instituído em 1976 e do novo modelo instituído em 1991, no contexto das dimensões da eficácia da escola e do exercício do poder.