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- O critério do sucesso : técnicas de avaliação da aprendizagemPublication . Lemos, ValterA obra respeita aos métodos e técnicas de avaliação da aprendizagem dos alunos, analisando os tipos e as funções da avaliação, a construção e utilização de instrumentos de avaliação, bem como os aspetos relativos ao uso dos resultados da avaliação como a classificação dos alunos e a avaliação do ensino.
- A nova avaliação da aprendizagem : o direito ao sucessoPublication . Lemos, Valter; Neves, Anabela; Campos, Cristina; Conceição, José M.; Alaiz, VítorA obra respeita à avaliação da aprendizagem dos alunos, abordando as modalidades e os instrumentos de avaliação e as condições da sua utilização. Analisa ainda as questões da repetência, bem como a utilização dos dados de avaliação na gestão do percurso escolar dos alunos.
- Currículo : gestão diferenciada e aprendizagens de qualidadePublication . Lemos, ValterO texto refere-se a relação entre a natureza do currículo a gestão escolar e a aprendizagem dos alunos. Analisa-se a evolução da legislação e da democratização dos saberes, a relação com a organização da escola e do ensino e as consequências nas práticas pedagógicas.
- Contextos de eficácia em escolas do 1º ciclo : estudo de casoPublication . Lemos, Valter; Agostinho, Clotilde; Martins, Ernesto Candeias; Gil, Henrique; Rafael, José; Boliqueime, Fátima; Afonso, Mário; Afonso, Paulo; Pissarra, Sofia; Semião, SusanaO livro apresenta os resultados de um estudo de caso referente a uma escola do 1º ciclo no âmbito dos estudos de avaliação da reforma educativa. São analisadas diversas variáveis relacionadas com a eficácia das escolas, designadamente o currículo, o apoio aos alunos, a gestão, o clima de escola e os recursos, entre outras. Apresentam-se os instrumentos utilizados, bem como conclusões e recomendações.
- A gestão escolarPublication . Lemos, ValterO artigo analisa as características do modelo de gestão escolar designado por “gestão democrática”, instituído em 1976 e do novo modelo instituído em 1991, no contexto das dimensões da eficácia da escola e do exercício do poder.