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  • Diferenças nas habilidades motoras em crianças entre os 12 e os 23 meses, considerando o tempo da amamentação
    Publication . Rebelo, Miguel; Serrano, João; Petrica, João; Faustino, António; Duarte-Mendes, Pedro; Paulo, Rui; Marinho, Daniel
    O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças no desenvolvimento das habilidades motoras (globais e finas) comparando crianças que ainda eram amamentadas por leite materno com as que já não eram ou nunca foram amamentadas. A amostra é de 153 crianças de ambos os sexos (18,22±2,98 meses), 58 ainda são amamentadas por leite materno (17,59±1,92 meses) e 95 já não são amamentadas por leite materno ou nunca foram (19,81±2,95 meses). As habilidades motoras foram avaliadas usando as escalas da PDMS-2. Houve diferenças estatisticamente significantes nas habilidades de locomoção, manipulação fina, integração visuo-motora e na Motricidade Fina. As crianças ainda amamentadas apresentaram, em média, melhores resultados em todas as habilidades motoras, com mais enfase nas habilidades motoras finas. Estes resultados mostram que continuar a amamentar a criança com leite materno pode trazer benefícios, não só nutricionais, imunológicos, psicológicos e sociais(1), mas também na competência motora. O que reforça a sugestão da OMS da importância de continuar-se a implementar medidas que promovam um maior sucesso do aleitamento materno(1), nomeadamente na duração da amamentação após os 6 meses de idade(2).
  • Livro de Resumos - II Congresso Internacional de Atividade Física
    Publication . Petrica, João; Serrano, João; Faustino, António; Ramalho, André; Trindade, Bruno; Mesquita, Helena; Rocha, João; Santos, Jorge; Batista, Marco; Rebelo, Miguel; Silveira, Paulo; Duarte-Mendes, Pedro; Paulo, Rui; Honório, Samuel
    O 2º Congresso Internacional de Atividade Física, realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023, em Castelo Branco, sob a organização da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Sport, Health & Exercise Research Unit – SHERU, receberam a participação de docentes, investigadores e estudantes europeus, no domínio da atividade física e do desporto, provenientes de Portugal, Espanha e Itália. Tendo como tema central “Do conhecimento científico à empregabilidade sustentável” foram apresentados e debatidos temas como o exercício e saúde, bem-estar e estilos de vida saudáveis, fatores de treino e desempenho competitivo no desporto, desporto adaptado, pedagogia e psicologia do desporto, motricidade infantil e gerontomotricidade. O debate científico destas temáticas foi uma constante ao longo do congresso, discutindo-se quer a robustez das investigações, quer a evidência empírica com vista à intervenção no contexto ecológico de aplicação. Para além das investigações apresentadas, especial ênfase para as três conferências do Congresso, apresentadas por docentes e investigadores de craveira internacional. O Doutor Tomás Garcia Calvo apresentou toda uma vasta experiência de investigação empírica sobre motivação e programas para jovens e adolescentes com vista à promoção de estilos de vida físicamente activos. O Doutor António Camilo Cunha apresentou-nos uma reflexão ponderada e amadurecida sobre desporto, tempos e espaços de inscrição humana. O Doutor Manuel João Coelho e Silva contagiou todos os congressistas com o seu profundo conhecimento sobre o tema talento desportivo e culturas juvenis. Outro momento alto do congresso foi a mesa de debate temático sobre formação de qualidade e alto rendimento, protagonizada pelo Diretor Executivo da FPF, Pedro Dias, o Selecionador campeão da Europa de futsal Sub 19, José Luís Mendes, o ex-árbitro profissional de futebol, Carlos Xistra e o internacional de futebol, Jorge Andrade. O 2º Congresso Internacional de Atividade Física, como evento científico teve um natural compromisso com a apresentação e disseminação de conhecimento científico. Face a esses objetivos elaborámos o presente livro de resumos, que acreditamos ser um contributo original e plural de vários autores vinculados à ciência e ao empirismo da atividade física, como académicos, investigadores, professores, treinadores ou alunos. Expressamos os votos de boas leituras e que encontrem nestes resumos detalhes úteis para o vosso campo de pesquisa, ou mesmo, alguma inquietação para o desenvolvimento de futuras investigações.
  • A Influência da prática adicional da natação na competência motora em crianças com idade pré-escolar
    Publication . Rebelo, Miguel; Rebelo, Miguel; Batista, Marco; Rocha, João; Santos, Jorge; Faustino, António; Santos, Dino; Ramalho, André; Serrano, João; Centro de Publicações /Universidade da Maia - Centro de Investigação me Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano
    O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças na competência motora, entre crianças com idade pré-escolar, que para além das aulas de Expressão Físico-Motora (EFM) ainda têm uma prática adicional da Natação. Participaram neste estudo 76 crianças (4.97± 0.7 anos), com idades entre os 4 e os 6 anos, de ambos os géneros (F, N=33, 4.95±0.7 anos; M, N=43, 5.00±0.7 anos), divididos em dois grupos, o grupo que apenas tem EFM (N=14, 5.08 ±0.8) e o grupo que tem EFM + Natação (N=62, 4.95 ± 0.7). A EFM têm duas sessões semanais de 1h e a natação uma sessão semanal de 1h. O Instrumento utilizado para a recolha dos dados e respetiva avaliação da competência motora foi o Motor Competence Assessment (MCA), foi aplicado o teste Kolmogorov–Smirnov para verificar a normalidade da amostra, recorrendo ao teste Mann-Whitney para comparar os grupos. Após a análise dos resultados, verificámos que não existem diferenças estatisticamente significativas, sendo que na análise descritiva dos resultados, o grupo que para além da EFM ainda tem a prática adicional da Natação, apresenta, em média, melhores resultados nas diversas habilidades avaliadas, comparativamente ao grupo que apenas tem EFM. Os resultados adquiridos neste estudo, coincidem com os de diversos estudos que demonstram que a natação favorece o desenvolvimento motor e provoca efeitos positivos nas componentes da motricidade global e fina. Concluímos assim, que a prática adicional da natação é uma atividade que favorece o desenvolvimento de aprendizagens das crianças, contribuindo assim, para a evolução do seu desenvolvimento motor, físico e social, pois é uma atividade física, que aperfeiçoa habilidades motoras, através de exercícios e jogos.