Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Information system for pedagogical assessmentPublication . Ribeiro, Fernando Reinaldo; Santos, OsvaldoThis poster presents an information system that is being used in Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco to perform the pedagogical assessment of their teachers. The process, almost fully automated, begins by sending an access code by email to each student, which allows him to fill an Internet based questionnaire for each discipline he is registered. Each questionnaire data is then stored in a database for further automated analysis. The statistical results for each teacher, which are confidential, are automatically sent to him by email. Global results are both sent to responsible entities and published in the Intranet.
- Proposta de serviços internet para suporte à personalização de eAprendizagemPublication . Santos, OsvaldoEsta tese propõe modelos para serviços Internet com a capacidade de personalizar experiências de eAprendizagem através da localização, selecção, recombinação e reutilização dinâmica de objectos de aprendizagem, tendo em consideração o perfil individual do formando, os objectivos de formação e o contexto em que o processo de aprendizagem se insere. Os modelos de personalização são suportados por um modelo para a classificação de objectos de aprendizagem que permite representar áreas de conhecimento como uma rede de conceitos interrelacionados. Cada conceito é encapsulado num segmento de conhecimento com uma abrangência conceptual definida através de metadados. Os relacionamentos entre os diversos segmentos permitem modelar as relações, afinidades e dependências que existem entre os diversos conceitos. O modelo de classificação permite associar segmentos de conhecimento a objectos de aprendizagem, suportando a sua avaliação segundo critérios de qualidade e conformidade. Os modelos de personalização usam as características individuais de cada formando como chave para a geração dinâmica de experiências de eAprendizagem adequadas às suas necessidades particulares. São propostos três serviços personalizados concretos que se baseiam nestes modelos. O serviço mais simples permite filtrar e ordenar os resultados de pesquisas de conteúdos de acordo com o perfil individual de cada utilizador. Um outro serviço, chamado “aconselhamento personalizado”, permite a sugestão automática de planos de aprendizagem para revisão de conceitos, considerando os requisitos prévios do objectivo de aprendizagem e as dificuldades e competências do utilizador relativamente a esses requisitos. O terceiro serviço, intitulado “geração dinâmica de planos de aprendizagem”, permite criar automaticamente planos de aprendizagem personalizados, através da geração dinâmica de objectos de aprendizagem independentes. É apresentado um método para a maximização da coerência dos planos de aprendizagem assim gerados. Finalmente, é proposto um modelo para a integração dos conceitos de gestão de direitos digitais nos modelos anteriores, de modo a permitir a coexistência de conteúdos gratuitos e não gratuitos no mesmo plano de aprendizagem gerado dinamicamente.